Resumo:
Este trabalho fundamenta-se na percepção da evolução das Tecnologias de Informação e
Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, visando a utilização dos recursos
tecnológicos para melhorar as metodologias de ensino. Reconhecendo a importância dos
processos de letramento e alfabetização e levando em consideração que na atualidade os meios
tecnológicos têm provocado novos modos de planejamento, o presente artigo busca investigar
as práticas pedagógicas referentes aos usos dos meios tecnológicos como estratégia educacional
no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, o referencial teórico do trabalho concilia os
pressupostos de autores como: Soares (2007), Sampaio e Leite (2004), Aquino (2003), Moran
(2004), dentre outros. Através de uma metodologia explicativa de abordagem qualitativa, a
pesquisa apresenta uma observação de aulas no Ensino Fundamental – Anos Finais em turmas
de 8 e 9 ano e o uso dos recursos tecnológicos como estratégia educacional nas aulas. As
análises nos mostram que ocorreu um forte impacto em relação ao uso da tecnologia como
estratégia pedagógica e mesmo com as várias dificuldades e inúmeros desafios encontrados
pelos professores e alunos, o uso das TICs na educação proporciona um avanço significativo
dos discentes quando esses recursos são usados de forma consciente.
Descrição:
SILVA, K. M. T. O ensino de Língua Portuguesa no contexto do ensino remoto. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.