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O ensino colaborativo para a inclusão escolar: limites e possibilidades

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dc.contributor.author Oliveira, Leidiane Silva de
dc.date.accessioned 2022-11-04T15:10:37Z
dc.date.available 2022-11-04T15:10:37Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27950
dc.description OLIVEIRA, L. S. de. O ensino colaborativo para inclusão escolar: limites e possibilidades. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Inclusiva, de modo geral, ainda é um grande desafio a ser encarado nos dias atuais, no entanto, existem estratégias que auxiliam na efetivação da inclusão, como é o caso do Ensino Colaborativo, tema central desta pesquisa. O estudo em apreço trata-se de uma revisão sistemática que tem como objetivo principal investigar como o Ensino Colaborativo contribui para melhoria do processo de inclusão dos alunos Público-Alvo da Educação Especial. Especificamente, a pesquisa se propôs a apresentar um breve histórico da Educação Especial e Inclusiva; caracterizar o Público-Alvo da Educação Especial; conceituar o Ensino Colaborativo; identificar as pesquisas que tratam sobre o Ensino Colaborativo e refletir sobre a contribuição do Ensino Colaborativo para a educação dos estudantes que são o Público-Alvo da Educação Especial. No anseio de elucidar os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e de natureza teórica. Para o embasamento teórico, foram consultados(as) autores(as) como: MANTOAN (2003); CAPELLINI (2004); MENDES, ALMEIDA, TOYODA (2011); JANNUZZI (2012); REIS (2013), além da legislação a respeito do tema. As bases de dados utilizadas para coleta de dados foram o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior − (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações − (BDTD). Nas referidas bases, foram selecionados seis estudos para análise da temática. Por meio dos resultados, constatou-se, que embora necessite ajustes o Ensino Colaborativo tem contribuído positivamente para a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial tornando-se um dos promissores suportes à inclusão escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino colaborativo pt_BR
dc.title O ensino colaborativo para a inclusão escolar: limites e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


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