dc.description.abstract |
A Educação Inclusiva, de modo geral, ainda é um grande desafio a ser encarado nos
dias atuais, no entanto, existem estratégias que auxiliam na efetivação da inclusão,
como é o caso do Ensino Colaborativo, tema central desta pesquisa. O estudo em
apreço trata-se de uma revisão sistemática que tem como objetivo principal investigar
como o Ensino Colaborativo contribui para melhoria do processo de inclusão dos
alunos Público-Alvo da Educação Especial. Especificamente, a pesquisa se propôs a
apresentar um breve histórico da Educação Especial e Inclusiva; caracterizar o
Público-Alvo da Educação Especial; conceituar o Ensino Colaborativo; identificar as
pesquisas que tratam sobre o Ensino Colaborativo e refletir sobre a contribuição do
Ensino Colaborativo para a educação dos estudantes que são o Público-Alvo da
Educação Especial. No anseio de elucidar os objetivos propostos, foi utilizada uma
metodologia de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e de natureza
teórica. Para o embasamento teórico, foram consultados(as) autores(as) como:
MANTOAN (2003); CAPELLINI (2004); MENDES, ALMEIDA, TOYODA (2011);
JANNUZZI (2012); REIS (2013), além da legislação a respeito do tema. As bases de
dados utilizadas para coleta de dados foram o Portal de Periódicos da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior − (CAPES) e a Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações − (BDTD). Nas referidas bases, foram
selecionados seis estudos para análise da temática. Por meio dos resultados,
constatou-se, que embora necessite ajustes o Ensino Colaborativo tem contribuído
positivamente para a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial
tornando-se um dos promissores suportes à inclusão escolar. |
pt_BR |