UEPB - Repositório Digital

Heartstopper na aula de língua inglesa à luz dos multiletramentos: a graphic novel e suas possibilidades intersemióticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Selton Lima de
dc.date.accessioned 2022-11-10T15:27:51Z
dc.date.available 2022-11-10T15:27:51Z
dc.date.issued 2022-10-27
dc.identifier.other CDD 401.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27956
dc.description OLIVEIRA, S. L. de. Heartstopper na aula de língua inglesa à luz dos multiletramentos: a graphic novel e suas possibilidades intersemióticas. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio da Educação Básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dedica-se a retomar e ampliar as competências contempladas nos anos finais do Ensino Fundamental. Segundo as orientações, essa expansão deve aplicar-se às leituras multissemióticas e culturais dos estudantes. Desse modo, surge nosso interesse em analisar a possibilidade de atender as diretrizes supracitadas através da leitura literária do romance gráfico (graphic novel) Heartstopper (2019), de Alice Oseman, na sala de aula de língua inglesa. Assim, nosso interesse volta-se para a reflexão e elaboração de uma proposta didática de leitura do texto literário para alunos do Ensino Médio, considerando as possibilidades multissemióticas. Para isso, buscamos, nos Documentos Oficiais, os operadores que viabilizam o uso da Literatura em Língua Inglesa em prol da leitura literária; à luz das contribuições de Vergueiro (2016) e Xavier (2017), refletindo sobre a construção das Histórias em Quadrinhos e acrescemos ao debate as discussões de Gregorin Filho (2011) a fim de pensar na ficção juvenil; e, por fim, para organizarmos uma proposta didática, adotamos a sequência básica de Rildo Cosson (2020). Resultante disso, podemos considerar que a possibilidade de realizarmos leituras literárias significativas através das histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Inglesa é positiva, embora seja necessário reflexões mais aprofundadas sobre as interseções das leituras verbais e visuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Vilian Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Graphic novel pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.title Heartstopper na aula de língua inglesa à luz dos multiletramentos: a graphic novel e suas possibilidades intersemióticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta