UEPB - Repositório Digital

O estudo das temáticas físico-naturais no curso no curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade Educação à Distância/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Joyce Aparecida Soares de
dc.date.accessioned 2022-11-14T19:01:33Z
dc.date.available 2022-11-14T19:01:33Z
dc.date.issued 2021-10-14
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27963
dc.description PONTES, J. A. S. O estudo das temáticas físico-naturais no curso de licenciatura plena em Geografia, modalidade educação a distância /UEPB. 2021. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem se expandindo rapidamente no Brasil, sua rápida expansão foi defendida ao longo dos anos como uma solução tecnológica para as desiguais oportunidades em cursar uma formação superior, entretanto, a presença de grupos empresariais nas decisões regulatórias na política de ensino superior, revelam os interesses econômicos na expansão da modalidade. Consideramos assim, importante avaliar todas etapas educacionais, principalmente, a formação inicial de professores que atuarão na sociedade. Neste trabalho, tivemos como objetivo principal analisar como vem ocorrendo o estudo das temáticas físico-naturais na formação inicial dos professores de Geografia na modalidade educação a distância (EaD), contribuindo com as reflexões dos licenciandos sobre o processo de aprendizagem na educação básica, e quais suportes teórico-metodológicos estão sendo pensados para as abordagens da temática na escola. Teve como lócus da pesquisa, o ambiente virtual do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade EaD, da Universidade Estadual da Paraíba. Buscando a identificação de concepções pedagógicas, estratégias e os recursos didáticos utilizados pelos professores para ministrar as aulas dos conteúdos voltados às temáticas físico-naturais, compreendendo como ocorriam a execução das aulas, por meio de questionário enviado aos discentes para coletar dados sobre a sua formação e como viam o ensino dessas temáticas, sendo possível também compreender como os licenciandos mobilizavam esforços para a participação nas atividades virtuais e presenciais desenvolvidas pelo curso, assim como, almejavam desempenhar a sua futura profissão. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aliando-se a pesquisa exploratória e documental para cumprir com os objetivos propostos, analisando o plano pedagógico do curso, os panos de aula e os demais recursos dispostos no ambiente virtual de aprendizagem, utilizamos também das técnicas da pesquisa colaborativa, fomentando estratégias para a futura prática profissional dos discentes, sugerindo recursos educacionais interativos e dinâmicos disponíveis para trabalhar com as temáticas físico-naturais, bem como entender com maior clareza a forma como eles se articulam para trabalhar tais temáticas. Como contribuição, espera-se que este trabalho intensifique os conhecimentos sobre os estudos das temáticas físico-naturais nas aulas do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade Educação a Distância/UEPB, além de contribuir com os processos formativos por ele proporcionados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Temáticas físico-naturais pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.title O estudo das temáticas físico-naturais no curso no curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade Educação à Distância/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta