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A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem se expandindo rapidamente no Brasil, sua rápida expansão foi defendida ao longo dos anos como uma solução tecnológica para as desiguais oportunidades em cursar uma formação superior, entretanto, a presença de grupos empresariais nas decisões regulatórias na política de ensino superior, revelam os interesses econômicos na expansão da modalidade. Consideramos assim, importante avaliar todas etapas educacionais, principalmente, a formação inicial de professores que atuarão na sociedade. Neste trabalho, tivemos como objetivo principal analisar como vem ocorrendo o estudo das temáticas físico-naturais na formação inicial dos professores de Geografia na modalidade educação a distância (EaD), contribuindo com as reflexões dos licenciandos sobre o processo de aprendizagem na educação básica, e quais suportes teórico-metodológicos estão sendo pensados para as abordagens da temática na escola. Teve como lócus da pesquisa, o ambiente virtual do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade EaD, da Universidade Estadual da Paraíba. Buscando a identificação de concepções pedagógicas, estratégias e os recursos didáticos utilizados pelos professores para ministrar as aulas dos conteúdos voltados às temáticas físico-naturais, compreendendo como ocorriam a execução das aulas, por meio de questionário enviado aos discentes para coletar dados sobre a sua formação e como viam o ensino dessas temáticas, sendo possível também compreender como os licenciandos mobilizavam esforços para a participação nas atividades virtuais e presenciais desenvolvidas pelo curso, assim como, almejavam desempenhar a sua futura profissão. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aliando-se a pesquisa exploratória e documental para cumprir com os objetivos propostos, analisando o plano pedagógico do curso, os panos de aula e os demais recursos dispostos no ambiente virtual de aprendizagem, utilizamos também das técnicas da pesquisa colaborativa, fomentando estratégias para a futura prática profissional dos discentes, sugerindo recursos educacionais interativos e dinâmicos disponíveis para trabalhar com as temáticas físico-naturais, bem como entender com maior clareza a forma como eles se articulam para trabalhar tais temáticas. Como contribuição, espera-se que este trabalho intensifique os conhecimentos sobre os estudos das temáticas físico-naturais nas aulas do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade Educação a Distância/UEPB, além de contribuir com os processos formativos por ele proporcionados. |
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