Resumo:
Para minimizar as desigualdades históricas existentes na sociedade brasileira é necessário que a educação pública se torne mais inclusiva, possibilitando o acesso e aprendizagem de estudantes com deficiência. O objetivo geral deste trabalho é examinar o Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba e examinar também como se dá sua atuação com pessoas com deficiência no ensino superior. Analisou-se, de maneira específica, o período compreendido entre 2008 e 2016. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o programa de tutoria especial na Universidade Estadual da Paraíba utilizando Ramalho (2017), Barbosa (2018), Diniz (2019), Silveria (2020), Onofre (2021) e Silva (2021), além de uma vasta análise documental das resoluções que norteiam o referido programa. Assim, essa pesquisa centra-se no campo da Educação, da História e da Pedagogia, buscando tornar conhecidos os conceitos de deficiência, políticas públicas de inclusão e ensino superior acessível. Este estudo nos permitiu compreender que o Programa de Tutoria Especial é uma importante ferramenta para o acesso e o processo de ensino dos estudantes com deficiência no ensino superior, que permite que alunos(as) tenham experiências e possam romper com preconceitos e, assim, diminuir a exclusão desse público específico. Salienta-se também a importância do papel do tutor(a) no acompanhamento dos tutorando(da), os auxiliando e buscando ferramentas que contribuam para o aprendizado, assim evitando a evasão desses indivíduos no ensino superior, rompendo com o senso comum e buscando contribuir para a sua carreira e até mesmo para superar limites que muitas vezes a sociedade impõe sobre as pessoas com deficiência.
Descrição:
GUALBERTO, V. V. Pessoas com deficiência no ensino superior: o programa de tutoria especial da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.