UEPB - Repositório Digital

Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Arruda, Ana Paula Colaço de
dc.date.accessioned 2022-11-15T00:12:26Z
dc.date.available 2022-11-15T00:12:26Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.other CDD 142.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27982
dc.description Arruda, A. P. C. Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Se apropriar de fatores que tende ao hábito como fundamento para as ações humanas, negligenciando a autonomia do sujeito, seria o mesmo que inviabilizar sua capacidade de autocriação. A partir desse pressuposto fazemos uma análise de dois momentos essenciais privilegiados na obra Sobre a Pedagogia, em que ambos precisam se constituírem para evidenciar a centralidade da proposta Kantiana, que seria o de fazer suscitar o homem moral. A primeira etapa, confere um breve estudo da educação física, enquanto estágio anterior para o desenvolvimento integral do educando. Contanto, em uma segunda perspectiva, o indivíduo deve ser instruído para viver em liberdade, nessa ocasião a educação sobrevêm como uma forma de realização contribuindo para que a criança em sua fase adulta possa agir de acordo com a lei moral, e assim, prover-se de autonomia. Portanto, uma formação mecânica inibe a curiosidade, a criticidade e a autoconstrução, obscurecendo todas as expectativas de uma educação prática, a qual é motivo principal de investigação desse artigo. Para tanto, o método bibliográfico de pesquisa está fundamentado, não apenas na obra referenciada, mas teve a colaboração de alguns escritos do próprio filósofo e de analistas que versam comentários sobre seus trabalhos, tornando-se um fator preponderante para que houvesse a execução do presente texto. Apesar de Kant ter composto uma parte significante das principais produções intelectuais de sua época, pouco se dedicou em trazer à tona uma abordagem mais ampla que vise orientar a educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Davi Gadelha Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Kantismo pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Moral pt_BR
dc.title Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta