Resumo:
A geografia enquanto disciplina escolar representa uma das áreas do saber com amplo leque de possibilidades para o trabalho docente. Abrangendo as discussões acerca das transformações socioespaciais, essa disciplina encontra como pontos basilares de suas reflexões as categorias de análise: espaço, paisagem, lugar, território e região. Este trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Geografia/UEPB, este realizado na escola CEAI - Dr. João pereira de Assis, Catolé, Campina Grande/PB, cujo foco foi a abordagem da categoria geográfica região através do uso de alternativas didático-pedagógicas diversas. A escolha pela temática deve-se não apenas pela relevância do adequado entendimento dessa categoria de análise, como também pela importância do Estágio Supervisionado no processo de formação de professores. O estudo possui natureza qualitativa, apoiando-se na pesquisa bibliográfica e nos indicativos da pesquisa colaborativa, uma vez que o pesquisador é mediador e agente da pesquisa. A partir das experiências vivenciadas durante o estágio foi possível constatar a importância de se construir um conhecimento geográfico significativo juntos aos alunos da educação básica, especialmente inserindo os conteúdos propostos no cotidiano e espaço de vivência dos estudantes.
Descrição:
SILVA, V. V. A categoria região no ensino de geografia: práticas didático-pedagógicas no estágio supervisionado. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.