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O presente trabalho tem a pretensão de discutir acerca das perspectivas de uma Filosofia para Crianças e a possibilidade de construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática no Brasil, a partir do ensino de Filosofia desde a infância. Considerando que a Filosofia para Crianças (FpC) tem como objetivo a formação plena do ser humano através do aprimoramento do pensamento, o raciocínio lógico, a linguagem, as habilidades de raciocínio e reconhecendo as crianças como sujeitos deste processo, o ensino de Filosofia desde a infância se apresenta enquanto um caminho possível para a formação de seres humanos mais autônomos, éticos, justos, responsáveis e livres, até mesmo em um país com um cenário social-político-econômico complexo, como o do Brasil. Partindo deste pressuposto, em um primeiro momento o texto abordará como o conceito de infância foi sendo moldado com o passar dos séculos até ser compreendido da forma que é atualmente, levando em consideração o que era o Ser criança da antiguidade até os dias atuais, passando por uma análise de como a filosofia e os filósofos como: Platão, Santo Agostinho, Kant, Rousseau e Montaigne pensaram sobre o Ser criança e a infância. Em um segundo momento, será abordado o surgimento da Filosofia para Crianças, a partir do pensamento de Matthew Lipman, filósofo, norte-americano, responsável por desenvolver um método educacional que insere a vivência das crianças na sua prática, através da comunidade de investigação e das novelas filosóficas. Por fim, serão discutidas as possibilidades de uma Filosofia para Crianças, no Brasil. Serão abordadas as perspectivas, contexto educacional, desafios e possibilidades de uma Filosofia para Crianças que leva em conta a realidade do Brasil e preocupa-se em transformá-la, construindo um espaço democrático e participativo desde a infância. |
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