dc.description.abstract |
O processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e envolve em sua configuração diversos
fatores que tanto podem atuar de forma positiva, como negativa. Na busca por desconstruir
barreiras que dificultam a construção de um conhecimento significativo para os alunos, a
formação e prática docente têm sido cada vez mais palcos para o desenvolvimento e reflexão
de propostas de intervenção que possam trazer melhorias para a aprendizagem. Pensando
nisso, no presente trabalho discutimos possibilidades para a ressignificação do processo de
ensino-aprendizagem em Geografia tomando por base as vivências construídas no estágio
supervisionado. Desta forma, o objetivo geral aqui estabelecido consiste em compreender a
importância do desenvolvimento e uso do Website educacional como estratégia didático pedagógica para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na escola
e para a construção de saberes docentes significativos no contexto do estágio supervisionado
de regência. A intervenção que permitiu a construção das reflexões apresentadas ocorreu em
dois estágios consecutivos, o primeiro de observação e o segundo de regência, ambos
realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonino, que está localizada
na cidade de Campina Grande-PB. Os estágios mencionados fazem parte da grade curricular
do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e foram
cursados nos semestres 2020.2 e 2021.1, no contexto da pandemia da Covid-19 e do ensino
remoto, tendo na escola uma turma do 7ª ano como foco das ações desenvolvidas. Quanto à
metodologia, partimos de uma abordagem qualitativa que contou com pesquisa bibliográfica e
com pesquisa participante. A partir das experiências obtidas durante os dois estágios e da ação
de intervenção foi possível compreender a importância da utilização de metodologias
dinâmicas, a exemplo do Website, na construção do conhecimento geográfico na realidade
escolar, uma vez que elas podem despertar o interesse dos alunos para novos espaços de
interação. Além disso, no que se refere à formação docente, destaca-se nesta experiência a
oportunidade de estar inserido na escola acompanhando o trabalho docente e construindo,
através da própria prática, uma visão crítica da realidade educacional no ensino básico ao
passo em que se pensa e se desenvolve estratégias para a superação dos desafios identificados |
pt_BR |