Resumo:
A reescrita é uma etapa fundamental no processo da escrita de textos, sendo
importante refletir sobre as práticas de mediação adotadas pelo docente para
ressignificar a reescrita textual em sala de aula de Língua Portuguesa (doravante
LP). Sob à luz das produções científicas de pesquisadores da Linguística Aplicada
(doravante LA) e da Didática do Ensino relacionadas à atuação docente de LP, a
presente investigação foi norteada através das seguintes indagações: de que forma
o docente de LP deve contribuir para gerar uma reflexão/ação nos discentes sobre a
realização da reescrita de textos? Que tipo de estratégia o professor de LP pode
utilizar para fomentar no aluno o interesse e o desenvolvimento da reescrita? Diante
disso, o objetivo geral visou apresentar aos docentes uma proposta de intervenção
para a 3ª Série do Ensino Médio, dando um novo significado à reescrita de textos
solicitada em aulas de LP. Para tanto, o referencial teórico teve como principais
estudiosos Antunes (2003; 2009), Cunha; Costa; Martelotta (2021), Moita-Lopes
(2006; 2021), Marcuschi (2010), Oliveira (2010), Pereira (2021), Ruiz (2018), dentre
outros. A metodologia utilizada considerou a natureza qualitativa e abordagem
técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, a análise da proposta sinalizou que,
através da mediação docente, os alunos, certamente, estarão estimulados a realizar
a reescrita. Bem como, o procedimento de correção realizado pelo professor pode
provocar nos estudantes uma reflexão/ação sobre a reescrita de seus textos, etapa
que não deve ser negligenciada no contexto escolar. Assim, fica evidente a
necessidade de compreender a sócio-história do docente de LP, considerando a
realidade de seu contexto específico perante todas as interferências que, por vezes,
impedem a mediação da reescrita de textos dentro do contexto escolar.
Descrição:
SILVA, I. P. da. A ressignificação da reescrita em aulas de Língua Portuguesa: uma proposta processual e interativa. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.