Resumo:
É bem comum visualizar, em diversos âmbitos culturais, o modo de falar de alguns
indivíduos ser tratado como “equivocado”, sendo proferidos, muitas vezes, discursos
preconceituosos por pessoas que, talvez, desconheça a diversidade da língua. Tal fato
acarreta falta de empatia perante as distinções linguísticas do outro. Partindo desse
pressuposto, o objetivo geral do nosso trabalho é abordar a importância do ensino
variacionista na educação básica, utilizando como alicerce o gênero cordel. Para o
desenvolvimento do artigo, utilizou-se os pensamentos de estudiosos que refletem a
respeito da variação linguística, como Bagno (1999; 2008) e Bortoni-Ricardo (2004;
2005). Foram utilizados, ainda, os documentos oficiais da educação: Parâmetros
Curriculares Nacionais — PCN (BRASIL, 1998a; 1998b) e Base Nacional Comum
Curricular — BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. Sendo assim, a metodologia
utilizada foi de abordagem qualitativa, sob o método do cunho bibliográfico. Com base
nisso, propomos em nosso trabalho uma proposta didática intervencionista destinada
ao Ensino de Língua Portuguesa para as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental
da Educação Básica. Portanto, a partir do presente trabalho, concebemos a variação
linguística com mais respeito, tendo em vista que reconhecemos a heterogeneidade
linguística não como “erro”, mas como a valorização do uso real da língua
principalmente através das atividades propostas, uma vez que as mesmas contribuem
positivamente para o ensino e orientação da temática em sala de aula.
Descrição:
SILVA, M. A. da. Abordando a variação linguística e o gênero cordel na educação básica: uma proposta de atividades para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.