Resumo:
Objetivo: Identificar a experiência de cárie dentária e medo odontológico em escolares de 8 a 10 anos na cidade de Campina Grande, Paraíba. Metodologia: Estudo transversal com amostra não probabilística de 150 crianças nas quais foram coletadas informações sociodemográficas e relativas ao medo odontológico por meio do Children’s Fear Survey Schedule Dental Subscale (CFSS-DS). A cárie dentária foi avaliada de acordo com o International Caries Detection & Assessment System - ICDAS II. Realizou-se a análise descritiva, testes Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e Regressão de Poisson com variância robusta (p<0,05). Resultados: 96% das crianças apresentaram cárie dentária, sendo que dessas, 93,1% no estágio moderado/avançado (ICDAS 3-6) da doença. O medo odontológico foi observado em 16,7% dos entrevistados, com 66,7% sendo de nível baixo. Não foi encontrada associação significativa entre o medo odontológico e a experiência de cárie dentária ou sua gravidade. Foi verificada associação significativa entre o medo odontológico e o grau de instrução dos pais ou responsáveis (p=0,017). Na análise bruta, crianças cujos pais possuem até 8 anos de escolaridade (RP=0,422; IC95%=0,206-0,863) estiveram associadas a um maior medo odontológico. Conclusão: O medo odontológico apresentou associação com o grau de instrução dos pais ou responsáveis, na qual pais com menor escolaridade apresentam filhos com maior medo odontológico. Não foi encontrada associação entre o medo odontológico e a experiência de cárie dentária.
Descrição:
ANDRADE. Natália Medeiros. Experiência de cárie e medo odontológico associado em escolares de 8 a 10 anos. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.