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A literatura juvenil contemporânea e os modos de representar subjetividades: uma proposta de leitura literária na educação básica

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dc.contributor.author Barbosa, Alex Mateus Firmino
dc.date.accessioned 2022-11-25T14:42:59Z
dc.date.available 2022-11-25T14:42:59Z
dc.date.issued 2022-09-26
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28053
dc.description BARBOSA, A. M. F. A literatura juvenil contemporânea e os modos de representar subjetividades: uma proposta de leitura literária na educação básica. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emitem uma preocupação para que os meninos e as meninas sejam leitores críticos, reflexivos, tendo como objetivo a atuação e a transformação dos espaços que ocupam. A questão que surge, deste modo, é como e quando a literatura adentra o espaço da Educação Básica, etapas contempladas por esses documentos. Sob a pergunta de ‘como a obra juvenil metaficcional pode contribuir na formação de um outro leitor, mais fruído, questionador e inventivo?, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, tivemos como objetivo propor uma intervenção com o texto literário juvenil para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, elegendo O invisível (2011), de Alcides Villaça, com ilustrações de André Sandoval, como corpus. Com finalidade disso, buscamos também i) refletir sobre a Literatura nos Documentos Oficiais; ii) discutir sobre os percursos da literatura juvenil e a contemporaneidade; e iii) revisitar propostas significantes para o espaço plural com o texto literário no contexto escolar: a recepção e o Letramento Literário, conforme Iser (1999; 1996; 2002) e Cosson (2018). Lançamos mão ainda de uma base teórica que abarca as discussões sobre a Literatura juvenil (GREGORIN FILHO, 2011; ZILBERMAN, 2014; COLOMER, 2017) e o texto metaficcional e a instância das ilustrações como lugar significante no projeto tipográfico (NAVAS, 2015; FARIA, 2012), além da contribuição de outros pesquisadores. A obra juvenil, contornada pela tessitura da autorreflexividade metaficcional, direciona e convida o leitor para a interação, possibilitando um empenho na (re)construção dos significados na obra, permitindo, com isso, o deslocamento do lugar-comum da decodificação ou do uso do texto como pretexto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura juvenil pt_BR
dc.subject Metaficção pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Livro ilustrado pt_BR
dc.subject O invisível pt_BR
dc.title A literatura juvenil contemporânea e os modos de representar subjetividades: uma proposta de leitura literária na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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