Resumo:
Na área da surdez tem surgido cada vez mais pesquisas relevantes voltadas para o âmbito educacional dos surdos, a fim de conscientizar a sociedade de que deve-se haver garantia efetiva do direito à aprendizagem a estes alunos, contudo, percebe-se que ainda hoje as práticas baseadas na oralidade são bastante perpetuadas em algumas escolas, mas é necessário que a língua natural seja priorizada e contemplada ainda mais no ensino de uma segunda língua. À vista disso, objetivamos trazer uma reflexão acerca das práticas de leitura e escrita dos surdos, no que tange aos métodos que devem mediar tais práticas. Nesta perspectiva, propomos uma sequência didática ancorada na perspectiva do Letramento visual e que teve como texto corpus o conto Cinderela em Libras, de Márcia Honora (2016). Para tanto, foram utilizados autores como Alves (2020), Cardoso (2020), Gesueli; Moura (2006), Lebedeff (2010), Pereira (2014), Quadros (2008), Strobel (2009), Zerbato; Lacerda (2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-interpretativo. A análise mostra que é possível promover práticas de leitura e escrita eficazes a partir do Letramento visual e que os métodos refletem diretamente na aprendizagem dos surdos, sendo em âmbitos escolares, sociais e até familiares. A análise também aponta que temas atuais que envolvem conflito familiar e rivalidade entre irmãos são relevantes e devem ser abordados em sala de aula pelos docentes
Descrição:
SILVA, M. de O. A literatura surda e o letramento visual: proposta metodológica para o ensino de português como L2. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.