Resumo:
A presente monografia intitulada O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA:
metodologia diferenciada tem o objetivo de apresentar a pesquisa realizada sobre o uso dos
jogos matemáticos nas aulas como uma proposta metodológica diferenciada para diversificar o
processo ensino/aprendizado. Os jogos no ensino de matemática dão as aulas um processo
dinâmico e diferenciado, levando o aluno a desenvolver o raciocínio lógico matemático e uma
aprendizagem significativa, conduzindo-o ao pensamento lógico, aonde o aluno não vai apenas
aprender as respostas para fazer uma boa prova e passar no final de ano, mas para que ele possa
aprender de forma adequada e levar os conhecimentos para a vida cotidiana. Foram usados
como aportes teóricos para a pesquisa as obras de alguns teóricos, como Nunes (1990), Thomas
O’Brien (2003), Vigostsky (1984), Piletti (1985), Bom (1995) entre outros importantes
escritores. Para tal trabalho foi preciso à investigação de alunos e professores sobre a real
importância desse procedimento metodológico como forma de ensino. A pesquisa foi realizada
através de uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para os alunos a
fim de analisar a relação deles com jogos matemáticos, igualmente com professores para saber
a aplicabilidade do uso dessa ferramenta e a importância desse recurso didático. O trabalho se
pautou inicialmente no levantamento bibliográfico e depois da análise do uso de jogos em sala
de aula e a sua importância como recurso didático pedagógico no ensino de Matemática.
Descrição:
PEREIRA, Silvaneide de Lima. O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em em Fundamentos da Educação:
Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.