UEPB - Repositório Digital

Desenvolvimento da primeira infância em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise da percepção dos/as professores/as da creche do município de Lagoa de Dentro - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Iara de Fátima Costa da
dc.date.accessioned 2022-12-05T10:51:34Z
dc.date.available 2022-12-05T10:51:34Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.other CDD 370.111
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28101
dc.description SILVA. I. de F. C. Desenvolvimento da primeira infância em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise da percepção dos/as professores/as da creche do município de Lagoa de Dentro - PB. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos/as professores/as acerca do desenvolvimento das crianças na fase da primeira infância, durante o período da pandemia da COVID-19. Como aporte teórico, recorremos aos teóricos da psicologia do desenvolvimento que se debruçaram sobre esse tema, mais especificamente as elaborações teóricas de Henri Wallon, um dos precursores da psicologia do desenvolvimento, cujo objeto de estudo enfatiza a integração das áreas motora, afetiva e cognitiva no desenvolvimento da criança, elencando o movimento, a afetividade e a cognição como uma tríade fundamental para a busca da compreensão do Eu, da personalidade, bem como, a do ser humano como um ser geneticamente social. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e utilizamos como método a revisão literária e a entrevista de caráter semiestruturado com roteiro previamente elaborado com treze questões abertas. A pesquisa teve como participantes as cinco professoras que trabalham na creche do município de Lagoa de Dentro-PB. Em nossas análises, identificamos que o ensino remoto no contexto pandêmico foi marcado por fragilidades e limitações, repercutindo negativamente no desenvolvimento da motricidade, cognição e afetividade das crianças matriculadas na creche. O estudo aponta também que houve negligência por parte dos pais que muitas vezes se omitiam em ajudar os filhos a desenvolverem as atividades enviadas pelos/as docentes. Parece-nos que as estratégias offlines viabilizadas, ao utilizar métodos tradicionais que não instigavam a ludicidade, prejudicaram a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Assim, podemos concluir que, as novas formas de ensinar que surgiram nesse período, não foram capazes de produzir novas formas de aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Joana Dar'k Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Primeira infância pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Desenvolvimento da primeira infância em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise da percepção dos/as professores/as da creche do município de Lagoa de Dentro - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta