Resumo:
Nos últimos anos o empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais rápido. A literatura tem apontado que esse crescimento é devido a diversos fatores, tais como: busca de melhoria financeira, autorrealização, afinidade com a área, ser reconhecida, busca de oportunidades no mercado de trabalho e influência familiar. Mesmo em meio à crise gerada pela Pandemia por Covid-19, muitos negócios surgiram motivados por algum desses fatores supracitados. Face ao exposto, essa pesquisa objetiva analisar as características, motivações e desafios das mulheres empreendedoras no contexto de crise pela Covid-19. Metodologicamente, este trabalho possui abordagem quantitativa, descritiva, sob a forma de levantamento através de um questionário online, que obteve 134 respostas de mulheres empreendedoras. Como resultado, verificou-se que a maioria dos desafios impostos às mulheres empreendedoras estão relacionados a própria construção histórica do papel atribuído à mulher durante muitos anos em nossa sociedade. Além disso, segundo os dados coletados, a dificuldade em separar vida pessoal e profissional, assim como o planejamento do tempo, tem sido um dos grandes desafios das empreendedoras atualmente. Apesar dos desafios as mulheres que empreendem são satisfeitas com suas escolhas e ocupações, e buscam conquistar espaços cada vez maiores.
Descrição:
PALMEIRA, A. L. C. O protagonismo feminino no enfrentamento à crise: análise das características, motivações e desafios das mulheres empreendedoras. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.