UEPB - Repositório Digital

All the school's a stage: quando Shakespeare e RuPaul's Drag Race entram em cena na sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Giovane Alves de
dc.date.accessioned 2022-12-07T10:29:46Z
dc.date.available 2022-12-07T10:29:46Z
dc.date.issued 2022-10-25
dc.identifier.other CDD 407.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28138
dc.description SOUZA, G. A. de. All the school's a stage: quando Shakespeare e RuPaul's Drag Race entram em cena na sala de aula. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Muito comumente, o ensino de literaturas é disposto na educação básica a fim de servir como base para o estudo da gramática ou, simplesmente, para que os(as) alunos(as) decorem elementos pertinentes à historiografia ou escolas literárias. Como se sabe, tudo isso tende a minimizar a experiência que os leitores têm com o texto, e acaba por deixar de lado o processo de fruição da obra de arte lida. Além disso, nas aulas de língua inglesa, o problema se torna ainda amais sério uma vez que o estudo de literatura não faz sequer parte do cotidiano dessas aulas. E é com base nessas problematizações que pretendemos, neste trabalho, criar uma proposta de intervenção a partir da tragédia Macbeth (1623), de William Shakespeare, adaptada ao reality show RuPaul’s Drag Race (2009 – presente) para turmas de terceiro ano do Ensino Médio das redes pública e privada. Para este fim, utilizaremos a sequência básica, de Rildo Cosson (2021), bem como a metodologia performativa, de Kefelás Oliveira (2018). Além disso, nosso estudo se respalda nas contribuições de Oliveira (2014), Butler (2016), Louro (2020), dentre outros(as). Por fim, consideramos que é não somente possível, como deve-se, também, ser assegurado o direito ao acesso às literaturas anglófonas nas aulas de Língua Inglesa e que a fruição destes textos possibilita um ambiente de aprendizado mais diverso e que atende às idiossincrasias do alunado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Auricélio Soares Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura e ensino pt_BR
dc.subject William Shakespeare pt_BR
dc.subject Macbeth pt_BR
dc.subject RuPaul''s Drag Race pt_BR
dc.title All the school's a stage: quando Shakespeare e RuPaul's Drag Race entram em cena na sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta