dc.description.abstract |
Muito comumente, o ensino de literaturas é disposto na educação básica a fim de servir como base para o estudo da gramática ou, simplesmente, para que os(as) alunos(as) decorem elementos pertinentes à historiografia ou escolas literárias. Como se sabe, tudo isso tende a minimizar a experiência que os leitores têm com o texto, e acaba por deixar de lado o processo de fruição da obra de arte lida. Além disso, nas aulas de língua inglesa, o problema se torna ainda amais sério uma vez que o estudo de literatura não faz sequer parte do cotidiano dessas aulas. E é com base nessas problematizações que pretendemos, neste trabalho, criar uma proposta de intervenção a partir da tragédia Macbeth (1623), de William Shakespeare, adaptada ao reality show RuPaul’s Drag Race (2009 – presente) para turmas de terceiro ano do Ensino Médio das redes pública e privada. Para este fim, utilizaremos a sequência básica, de Rildo Cosson (2021), bem como a metodologia performativa, de Kefelás Oliveira (2018). Além disso, nosso estudo se respalda nas contribuições de Oliveira (2014), Butler (2016), Louro (2020), dentre outros(as). Por fim, consideramos que é não somente possível, como deve-se, também, ser assegurado o direito ao acesso às literaturas anglófonas nas aulas de Língua Inglesa e que a fruição destes textos possibilita um ambiente de aprendizado mais diverso e que atende às idiossincrasias do alunado. |
pt_BR |