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Tendo em vista o aumento significativo da alternância do uso entre “nós” e “a gente”, pelos falantes do português brasileiro, buscamos refletir se nos livros didáticos de português do 5º ano do Ensino Fundamental já se encontra algum registro dessa alternância no sistema pronominal. Dessa forma, temos como objetivo geral analisar a ocorrência dos pronomes pessoais “nós” e “a gente” nos livros didáticos de português do 5º ano do ensino fundamental. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se nas perspectivas dos estudiosos: Bagno (2007, 2014), Mollica (2014), Alkimin (2001), Martelotta (2011), Bechara (2015), Azeredo (2014), Batista e Rojo (2008), Magda Soares (2002) entre outros. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza descritiva e bibliográfica, com abordagem de cunho qualitativo Minayo (2008), sendo nosso corpus formado por três livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, de três editoras distintas: Edições Pedagógicas (2019), Moderna (2017) e FTD (2018). A partir das análises realizadas, podemos afirmar que é incipiente a presença da variação “nós” e “a gente” no quadro dos pronomes pessoais nos livros didáticos de português das editoras Edições pedagógicas (2019) e Moderna (2017). Entretanto, no livro da editora FTD (2018) encontramos a variante “a gente” sendo utilizada e uma reflexão sobre seus contextos de uso. |
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