dc.description.abstract |
Os estudos literários abarcam um vasto campo de temáticas e obras, sejam elas clássicas ou
contemporâneas. Nesse viés, ao adentrarmos a área de estudos pertencentes à Literatura Infantil
e Juvenil, conhecemos algumas percepções que cercam a obra clássica Alice no País das
Maravilhas, do autor inglês Lewis Carroll. Nesse espaço, identificamos algumas ressalvas
acerca da personagem, da faixa etária e das temáticas presentes na obra, em razão da linguagem,
do nonsense presente na história e da ideação das cenas na narrativa. Logo, ao investigarmos
esse cenário pautado em construções que colocam a obra como não integrante da Literatura
Infantojuvenil ou adequada para os jovens leitores, deparamo-nos com os pressupostos teóricos
de Cademartori (2010), Colomer (2017) e Coelho (2000), entre outros estudiosos que
apresentam uma visão divergente a esse ideal posto. Diante disso, a produção desse estudo
adveio da necessidade de analisar e apontar a importância da obra e da personagemprotagonista, Alice, para a Literatura Infantojuvenil. À vista dessa perspectiva, visamos analisar
a importância da obra, a caracterização e a influência da personagem Alice para os
acontecimentos da narrativa e para o cenário literário infantojuvenil. Para tanto, alicerçamos
nossa pesquisa nos postulados de Aguiar, (2012), Cademartori (2010), Coelho (1985, 2000,
2012) Lajolo e Zilberman (2006), Zilberman (2005), no que se refere ao percurso da Literatura
Infantil e Juvenil; em razão da contextualização da Era Vitoriana e da publicação da obra,
Marucci e Giroldo (2020), Morais (2004); para conceituação do nonsense e do processo
ilustrativo, Nikolajeva e Scott (2011); no que tange à figura da personagem e a importância de
Alice na Literatura Infantojuvenil, Colomer (2017), Gancho (2002), Rosenfeld (2014); em
razão da análise simbólica dos elementos que constroem o País das Maravilhas, Chevalier e
Gheerbrant (2015), entre outros autores. Assim, enfatizamos a importância da narrativa e da
personagem-protagonista Alice para o campo da literatura destinada às crianças e aos jovens,
em virtude da socialização do texto, do acesso ao imaginário e do debate sobre as mais diversas
temáticas presentes no espaço social e literário de acordo com a faixa etária adequada para o
público infantojuvenil. |
pt_BR |