Resumo:
Os estágios supervisionados obrigatórios se configuram como etapa fundamental e final dentro de um processo de formação seja qual for o curso, atrelado aos mesmos surgem vários desafios e dificuldades que são vivenciados pelos os estagiários, tendo os estágios grande relevância dentro de todo o processo de formação, sendo considerado o ponto chave para decisão de seguir ou não, na profissão de professor. Com isso, pretende-se compreender os desafios enfrentados pelos os alunos do curso de Geografia da UEPB - EAD turma 2018.2 no Estágio Supervisionado desenvolvido de forma remota; como também analisar a relevância do Estágio Supervisionado na formação do professor; compreender o papel do ensino de Geografia na formação do cidadão crítico e reflexivo; e refletir na visão dos discentes os desafios implantados no ensino remoto emergencial. A pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Bacich, (2015), Moreira, (2015), Gatti, (2016), Pontes, (2019), Diniz e Barbosa, (2021) entre outros que dialogam com a temática. Para alcançar o objetivo proposto, o presente estudo apresenta como métodos de pesquisa: pesquisa aplicada, com relação à abordagem do problema a mesma é qualitativa, e quanto aos objetivos é exploratória, além de ser uma pesquisa descritiva, bibliográfica e ainda uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários com os discentes do curso de Geografia. De acordo com os resultados encontrados no presente estudo, percebe-se que grande parcela dos discentes considera os estágios supervisionados obrigatórios de grande relevância dentro do seu processo de formação, e que os mesmo também sentiram os impactos e os desafios da inserção das novas tecnologias do ensino remoto na prática docente, outro ponto exposto por boa parte, é a insegurança dos mesmos durante a sua prática docente nos estágios. Sendo assim, mesmo mediante de todos os desafios e dificuldades encontrados pelos os estagiários, os mesmos numa parcela expressiva afirmaram que superou os desafios de alguma forma.
Descrição:
BEZERRA, Ernailson Rodrigues. Os desafios dos discentes de cursos de licenciatura no desenvolvimento do estágio supervisionado em tempos de pandemia : uma análise no curso de licenciatura plena em geografia da UEPB na modalidade EAD– turma: 2018.2. 2022.43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.