UEPB - Repositório Digital

Os desafios dos discentes de cursos de licenciatura no desenvolvimento do estágio supervisionado em tempos de pandemia: uma análise no curso de licenciatura plena em geografia da UEPB na modalidade Ead– turma: 2018.2.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Ernailson Rodrigues
dc.date.accessioned 2022-12-07T23:44:14Z
dc.date.available 2022-12-07T23:44:14Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28152
dc.description BEZERRA, Ernailson Rodrigues. Os desafios dos discentes de cursos de licenciatura no desenvolvimento do estágio supervisionado em tempos de pandemia : uma análise no curso de licenciatura plena em geografia da UEPB na modalidade EAD– turma: 2018.2. 2022.43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Os estágios supervisionados obrigatórios se configuram como etapa fundamental e final dentro de um processo de formação seja qual for o curso, atrelado aos mesmos surgem vários desafios e dificuldades que são vivenciados pelos os estagiários, tendo os estágios grande relevância dentro de todo o processo de formação, sendo considerado o ponto chave para decisão de seguir ou não, na profissão de professor. Com isso, pretende-se compreender os desafios enfrentados pelos os alunos do curso de Geografia da UEPB - EAD turma 2018.2 no Estágio Supervisionado desenvolvido de forma remota; como também analisar a relevância do Estágio Supervisionado na formação do professor; compreender o papel do ensino de Geografia na formação do cidadão crítico e reflexivo; e refletir na visão dos discentes os desafios implantados no ensino remoto emergencial. A pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Bacich, (2015), Moreira, (2015), Gatti, (2016), Pontes, (2019), Diniz e Barbosa, (2021) entre outros que dialogam com a temática. Para alcançar o objetivo proposto, o presente estudo apresenta como métodos de pesquisa: pesquisa aplicada, com relação à abordagem do problema a mesma é qualitativa, e quanto aos objetivos é exploratória, além de ser uma pesquisa descritiva, bibliográfica e ainda uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários com os discentes do curso de Geografia. De acordo com os resultados encontrados no presente estudo, percebe-se que grande parcela dos discentes considera os estágios supervisionados obrigatórios de grande relevância dentro do seu processo de formação, e que os mesmo também sentiram os impactos e os desafios da inserção das novas tecnologias do ensino remoto na prática docente, outro ponto exposto por boa parte, é a insegurança dos mesmos durante a sua prática docente nos estágios. Sendo assim, mesmo mediante de todos os desafios e dificuldades encontrados pelos os estagiários, os mesmos numa parcela expressiva afirmaram que superou os desafios de alguma forma. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher ERNAILSON RODRIGUES BEZERRA pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.title Os desafios dos discentes de cursos de licenciatura no desenvolvimento do estágio supervisionado em tempos de pandemia: uma análise no curso de licenciatura plena em geografia da UEPB na modalidade Ead– turma: 2018.2. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta