UEPB - Repositório Digital

Vivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Taveros, Thamires Thuanny dos Santos
dc.date.accessioned 2022-12-09T11:07:01Z
dc.date.available 2022-12-09T11:07:01Z
dc.date.issued 2022-10-21
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28158
dc.description TAVEROS, T. T. dos S. Vivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental II. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da leitura, como orienta os documentos norteadores da educação PCN (1997) e BNCC (2018), devem promover a construção de sujeitos livres, críticos, reflexivos e autônomos a partir dos processos linguísticos e sociodiscursivos. Neste artigo, portanto, propomos investigar o ensino da leitura e da linguagem nas aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental II, a partir de uma sequência didática dos gêneros discursivo-textuais: carta, fábula e crônica. Para atingir aos objetivos pré-estabelecidos, tomamos como metodologia de cunho qualitativo. Para tanto nossa fundamentação baseia-se nos postulados teóricos dos gêneros discursivo/textuais de Marcuschi (2008;2010), Bezerra (2017), Paula (2011), Rezende (2013). Nos documentos parametrizadores PCN (1997) e BNCC (2018) e nas reflexões acerca da leitura de Dalvi (2013), Alves (2013), Ramos (2011), Rouxel (2013), entre outros. A análise mostra que gêneros textuais/discursivos que os sujeitos interagem uns com os outros nas práticas sociais diárias e participam efetivamente de atividades sociodiscursivas, refletindo e discutindo com proficiência os mais variados assuntos, além de, no ponto do ensino da leitura, possibilitar o caráter humanizador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Francisco Braz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros discursivo/textuais pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Humanizador pt_BR
dc.title Vivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta