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O ensino da leitura, como orienta os documentos norteadores da educação PCN (1997) e BNCC (2018), devem promover a construção de sujeitos livres, críticos, reflexivos e autônomos a partir dos processos linguísticos e sociodiscursivos. Neste artigo, portanto, propomos investigar o ensino da leitura e da linguagem nas aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental II, a partir de uma sequência didática dos gêneros discursivo-textuais: carta, fábula e crônica. Para atingir aos objetivos pré-estabelecidos, tomamos como metodologia de cunho qualitativo. Para tanto nossa fundamentação baseia-se nos postulados teóricos dos gêneros discursivo/textuais de Marcuschi (2008;2010), Bezerra (2017), Paula (2011), Rezende (2013). Nos documentos parametrizadores PCN (1997) e BNCC (2018) e nas reflexões acerca da leitura de Dalvi (2013), Alves (2013), Ramos (2011), Rouxel (2013), entre outros. A análise mostra que gêneros textuais/discursivos que os sujeitos interagem uns com os outros nas práticas sociais diárias e participam efetivamente de atividades sociodiscursivas, refletindo e discutindo com proficiência os mais variados assuntos, além de, no ponto do ensino da leitura, possibilitar o caráter humanizador. |
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