Resumo:
A crise ambiental é um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade neste século e exige mudanças urgentes, para que a natureza não seja tratada apenas como objeto de lucro. A educação ambiental aparece como uma das principais ferramentas de conscientização do real problema que o mundo vem passando, causado pela ação desordenada do homem. Entretanto, com o surgimento da pandemia proporcionada pela covid-19 os desafios de trabalhar a EA na escola aumentaram, e possivelmente pode ter perdido espaço dentro do contexto de ensino-aprendizagem das aulas remotas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores estão trabalhando a Educação Ambiental na educação básica diante do contexto pandêmico causado pela Covid19. O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa quali-quantitativa, por meio de formulário eletrônico desenvolvido com o auxílio da ferramenta Google Forms. No total, 42 profissionais da educação básica de diferentes etapas e níveis de escolaridade foram entrevistados. A referente pesquisa constatou que, apesar dos desafios proporcionados pelas aulas remotas, a maioria dos professores entrevistados vem trabalhando a Educação Ambiental usando diferentes metodologias e recursos didáticos. Contudo, os profissionais da educação percebem que há uma limitação na aprendizagem dos alunos com as aulas remotas, e isto constitui o principal fator limitante para o trabalho da Educação Ambiental nestes tempos de pandemia. Que é necessário maiores investimentos e planejamentos didáticos direcionados para a capacitação dos professores, ou mesmo a aquisição de materiais didáticos diversificados, são necessários e podem resultar em um trabalho mais amplo e interdisciplinar da EA na escola, mesmo em tempos de pandemia.
Descrição:
NERI, S. C. O trabalho da educação ambiental na escola em tempos de pandemia: relatos da prática docente. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.