Resumo:
O ensino da robótica nas escolas principalmente do ensino fundamental é algo bem comentado, mas é uma realidade distante de muitos jovens e adultos. Infelizmente são vários os motivos que levam a essa realidade, como, a falta de recursos nas escolas públicas mais carentes, complexidade e o alto valor dos equipamentos de robótica no mercado atualmente. No presente trabalho, temos dois principais softwares que serão comparados entre si, LEGO MINDSTORMS Education EV3 e LEGO MINDSTORMS Education EV3 Classroom V.1.2.2, sendo para este último a versão mais atual disponibilizada. O estudo desenvolvido, tem como principal objetivo destacar opções interessantes e acessíveis com foco para as escolas, permitindo assim, diante de um menor custo de investimento, a facilitação no ensino da robótica. Foi observado que existem IDEs (Integrated Development Environment) que podem substituir o uso de outras com maior custo, como as supracitadas. Foi feita assim, uma comparação entre elas, de acordo com alguns fatores importantes e consideráveis para seu uso, a exemplo do suporte para sistemas operacionais, custo, documentação, dentre outras. Como resultados obtidos foi possível a indicação de algumas IDEs que podem ser levadas para a sala de aula, tendo em vista sua forte capacidade de ensino da robótica de forma lúdica e fácil.
Descrição:
COSTA, Adriele Barbosa da. Estudo acerca de IDEs para aplicação no ensino da robótica educacional no ensino fundamental. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.