Resumo:
Nas últimas décadas tem se exigido das organizações uma postura responsável, o que reflete nas práticas sustentáveis que estão cada vez mais presentes e vinculadas às atividades operacionais das organizações públicas e privadas. É notório que as Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham papel importante para o alcance da sustentabilidade, tanto na promoção do conhecimento, quanto na aplicação de modelos sustentáveis no âmbito administrativo. Neste contexto, o objetivo definido para este estudo é desenvolver um projeto de adequação sustentável em uma IES, bem como analisar sua viabilidade visando a obtenção da certificação ISO 14001. Para isso, a pesquisa propõe diretrizes para implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), e colaborando para a implementação de ações tecnológicas sustentáveis, se desenvolve em dois cenários – eficiência no uso da água e eficiência energética - levando em consideração as tecnologias existentes como possíveis soluções e destacando os benefícios econômicos e ambientais atrelados à utilização de alternativas sustentáveis em IES. Com base nos resultados obtidos é possível afirmar que a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) vem colaborando para a crescente adaptação da universidade em busca de um desenvolvimento sustentável, não só no aspecto do ensino, mas também nas de práticas de funcionamento ambientalmente corretas, porém, ainda são muitas as ações que a UEPB necessita implantar para se tornar modelo de IES sustentável.
Descrição:
TAVARES, Ana Aparecida Moreira. Gestão ambiental e sustentabilidade em instituição de Ensino Superior: Estudo de caso para obtenção da Certificação ISO 14001. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.