dc.contributor.author |
Souza, Daniel Júnio Pinto de |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-09T17:23:28Z |
|
dc.date.available |
2022-12-09T17:23:28Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-03 |
|
dc.identifier.other |
CCD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28179 |
|
dc.description |
SOUZA, Daniel Júnio Pinto de. A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A geografia estuda a organização do espaço, a partir das relações da sociedade com a
natureza, aproximando o cotidiano e a realidade, incentivando os alunos a se engajarem em
atividades que buscam construir o conhecimento da educação geográfica. Em meio a uma
pandemia, com sua proposta de distanciamento social de fechamento de escolas como forma de
evitar mais infecções e assim manter o bem-estar da comunidade escolar, é importante discutir
as abordagens utilizadas como o uso de ferramentas pedagógicas a distância como plataformas
onde os alunos têm a oportunidade de mostrar sua experiência, entender os lugares e realidades
da vida e considerar as expressões que a geografia apresenta como uma ciência complexa. O
grande desafio para as escolas públicas foi e o continua sendo manter a noção da escola sobre
a importância do ensino socioespacial, em seu papel de formar cidadãos críticos, sobre os
conhecimentos de geografia para orientar os alunos na compreensão do espaço e de todas as
dinâmicas que o envolvem ao seu redor. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura
bibliográfica e de um relato dado pelo professor responsável pela disciplina de geografia na
escola Simeão leal, objeto deste estudo, relacionados ao ensino remoto durante o período de
pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do
conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a
leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Ms. Faustino Moura Neto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto COVID – 19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |