UEPB - Repositório Digital

A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Daniel Júnio Pinto de
dc.date.accessioned 2022-12-09T17:23:28Z
dc.date.available 2022-12-09T17:23:28Z
dc.date.issued 2022-12-03
dc.identifier.other CCD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28179
dc.description SOUZA, Daniel Júnio Pinto de. A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A geografia estuda a organização do espaço, a partir das relações da sociedade com a natureza, aproximando o cotidiano e a realidade, incentivando os alunos a se engajarem em atividades que buscam construir o conhecimento da educação geográfica. Em meio a uma pandemia, com sua proposta de distanciamento social de fechamento de escolas como forma de evitar mais infecções e assim manter o bem-estar da comunidade escolar, é importante discutir as abordagens utilizadas como o uso de ferramentas pedagógicas a distância como plataformas onde os alunos têm a oportunidade de mostrar sua experiência, entender os lugares e realidades da vida e considerar as expressões que a geografia apresenta como uma ciência complexa. O grande desafio para as escolas públicas foi e o continua sendo manter a noção da escola sobre a importância do ensino socioespacial, em seu papel de formar cidadãos críticos, sobre os conhecimentos de geografia para orientar os alunos na compreensão do espaço e de todas as dinâmicas que o envolvem ao seu redor. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura bibliográfica e de um relato dado pelo professor responsável pela disciplina de geografia na escola Simeão leal, objeto deste estudo, relacionados ao ensino remoto durante o período de pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ms. Faustino Moura Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto COVID – 19 pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta