Resumo:
A Geografia, estuda a organização do espaço, a partir das relações da sociedade com a natureza, aproximando o cotidiano e a realidade, incentivando os alunos a se engajarem em atividades que buscam construir o conhecimento da educação geográfica. Diante de uma pandemia devastadora, com o distanciamento social e fechamento de escolas como forma de evitar o contagio com o vírus, é importante discutir as abordagens utilizadas como o uso de ferramentas pedagógicas a distância como plataformas onde os alunos têm a oportunidade de mostrar sua experiência, entender os lugares e realidades da vida e considerar as expressões que a geografia apresenta como uma ciência complexa. O maior desafio para as escolas públicas foi mostrar a importância do ensino socioespacial, com seu foco de formar cidadãos críticos, sobre os conhecimentos de geografia para orientar os alunos na compreensão do espaço e de todas as dinâmicas que o envolvem ao seu redor. A discussão aqui proposta se deu a partir da leitura bibliográfica e de um relato dado pelo professor responsável pela disciplina de geografia na escola Simeão leal, tendo como objeto, relacionados ao ensino remoto durante o período de pandemia. É nítido perceber, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos no intuito de prepará-los para a realidade em que estão inseridos.
Descrição:
SANTOS, Alciândia Freitas dos. O ensino remoto de geografia em escolas públicas durante o período de pandemia: estudo dos desafios enfrentados pelos professores e alunos da Escola Simeão Leal, localizada na cidade de Itaporanga-Paraíba. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.