UEPB - Repositório Digital

O ensino remoto de geografia em escolas públicas durante o período de pandemia: estudo dos desafios enfrentados pelos professores e alunos da Escola Simeão Leal, localizada na cidade de Itaporanga-Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Alciândia Freitas dos
dc.date.accessioned 2022-12-09T17:29:23Z
dc.date.available 2022-12-09T17:29:23Z
dc.date.issued 2022-11-12
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28181
dc.description SANTOS, Alciândia Freitas dos. O ensino remoto de geografia em escolas públicas durante o período de pandemia: estudo dos desafios enfrentados pelos professores e alunos da Escola Simeão Leal, localizada na cidade de Itaporanga-Paraíba. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia, estuda a organização do espaço, a partir das relações da sociedade com a natureza, aproximando o cotidiano e a realidade, incentivando os alunos a se engajarem em atividades que buscam construir o conhecimento da educação geográfica. Diante de uma pandemia devastadora, com o distanciamento social e fechamento de escolas como forma de evitar o contagio com o vírus, é importante discutir as abordagens utilizadas como o uso de ferramentas pedagógicas a distância como plataformas onde os alunos têm a oportunidade de mostrar sua experiência, entender os lugares e realidades da vida e considerar as expressões que a geografia apresenta como uma ciência complexa. O maior desafio para as escolas públicas foi mostrar a importância do ensino socioespacial, com seu foco de formar cidadãos críticos, sobre os conhecimentos de geografia para orientar os alunos na compreensão do espaço e de todas as dinâmicas que o envolvem ao seu redor. A discussão aqui proposta se deu a partir da leitura bibliográfica e de um relato dado pelo professor responsável pela disciplina de geografia na escola Simeão leal, tendo como objeto, relacionados ao ensino remoto durante o período de pandemia. É nítido perceber, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos no intuito de prepará-los para a realidade em que estão inseridos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ms. Faustino Moura Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title O ensino remoto de geografia em escolas públicas durante o período de pandemia: estudo dos desafios enfrentados pelos professores e alunos da Escola Simeão Leal, localizada na cidade de Itaporanga-Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta