UEPB - Repositório Digital

Ensino e aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua: inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Francinara Gomes
dc.date.accessioned 2022-12-12T10:25:09Z
dc.date.available 2022-12-12T10:25:09Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28183
dc.description CAVALCANTE, Francinara Gomes. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua: inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na educação básica. 2022. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A audição tem papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, e pela pouca comunicação que há entre esses indivíduos e a sociedade, estes sofrem dificuldades e desafios todos os dias principalmente nas escolas. Este trabalho tem como objetivo principal compreender quais os desafios enfrentados por uma aluna com deficiência auditiva na educação básica, como método de estudo, realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que irá mostrar os desafios, analisar as metodologias de ensino e discutir sobre o ensino de língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva. Foram tomados como pressupostos teóricos: Garbe (2012), Goldfeld (2002), Bogas (2016), CialdineI (2012), Quadros (1997), Brasil (2002), Wringley (1996), Silva (2009), Almeida (2013), Vygotsky, Stainbank (1999), Carvalho (1999), entre outros. O tema se fez relevante para compreendemos o que os alunos com deficiência auditiva vivenciam em sala de aula. Por meio dessa pesquisa foi descoberto que para o professor é necessário fazer uma adaptação em seus métodos de ensino, um ponto que podemos perceber é que as escolas não estão equipadas e não ter profissionais como intérpretes de LIBRAS. Em relação a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva descobrimos que por mais que ele tenha uma boa assistência, ainda encontra alguma limitações na área da língua portuguesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Deficiente auditivo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Ensino e aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua: inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta