Resumo:
Este trabalho realiza uma leitura do texto literário Minha mãe é negra sim! (2008), obra infantil da autora Patrícia Santana que versa sobre o preconceito racial. Tem por objetivo discutir temáticas como o racismo em sala de aula, a valorização da ancestralidade, o empoderamento, e a representatividade étnico-racial. Este estudo, de natureza bibliográfica, tem como fundamentação teórica apontamentos de Abramovich (1997), Coelho (2009), Lopes (2005), Pereira (2007), Santos (2010), Cuti (2010), entre outros. A literatura em sua condição heterogênea pode ser utilizada como objeto de representatividade e ensino de saberes. Esse estudo evidencia a importância de se trabalhar temáticas como o racismo em sala de aula para que visões preconceituosas sobre os negros e afrodescendentes sejam desconstruídas, uma vez que a escola é um reflexo da sociedade e que os problemas ali presentes são reflexos da conjuntura social. Assim, no contexto de ensino, a leitura literária pode ser um instrumento de transformação social, realizando intervenções afirmativas no que tange ao desenvolvimento de posturas antirracistas.
Descrição:
PONTES, G. de. Minha mãe é negra sim! Desconstruindo práticas racistas na sala de aula. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.