UEPB - Repositório Digital

A variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, José Rodrigo da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-12T11:21:43Z
dc.date.available 2022-12-12T11:21:43Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 410.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28193
dc.description DANTAS, José Rodrigo da Silva. A variação linguística nos livros didáticos de Língua portuguesa: uma análise comparativa. 2022. 68p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa propõe uma análise comparativa de dois livros didáticos de Língua Portuguesa do sexto ano do Ensino Fundamental II, com o intuito de contribuir para um melhor processo de ensino/aprendizagem dos alunos. O conteúdo analisado é “variações linguísticas”, observando como o tema é abordado em cada um dos manuais de Língua Portuguesa. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: os manuais didáticos abordam as variações linguísticas de modo adequado que gere um ensino significativo para os alunos? Esse trabalho tem como objetivo principal comparar dois livros didáticos de Língua Portuguesa no tocante ao trabalho com a variação linguística. Já os objetivos específicos são: descrever a forma como o conteúdo variação linguística é apresentado nos livros, objeto de estudo, verificando se a temática abordada nos livros didáticos contribui para a aprendizagem dos alunos. O método utilizado para realizar a pesquisa é o qualitativo documental, analítico, comparativo e o tipo da pesquisa é bibliográfica. Para fundamentar o trabalho, tivemos como base os estudos de Antunes (2006); Bagno (2015); Matta (2009); Rojo e Batista (2003); Silva (2009), dentre outros. Ao término da pesquisa, pôde-se observar que que o livro didático “Português-linguagens” apresenta o conteúdo de forma mais contextualizada, em comparação com o “Projeto Araribá”, entrelaçando conceitos com os exercícios. No entanto, esse primeiro não permite que os discentes interpretem os textos trabalhados de forma mais significativa para que assim o ensino torne-se cada vez mais eficiente, levando-os a perceber o mundo de forma mais significativa e terem um posicionamento mais crítico quando tiverem alguma provocação sobre as variações linguísticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ana Paula Lima Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title A variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta