Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de
aprendizagem e as interações na sala de aula presencial no contexto “pós pandemia”
de uma escola pública estadual do município de Araruna -PB. Nossa pretensão foi
identificar também a importância da afetividade no processo de aprendizagem;
apresentar como tem sido o envolvimento dos alunos nas aulas presenciais e
conhecer as principais diferenças das interações afetivas entre professor e aluno no
ensino presencial e remoto. Para fundamentar esse estudo utilizamos como aporte a
abordagem teórica de Carl Rogers, em especial suas elaborações acerca do processo
de aprender, a importância da afetividade, das interações e das condições
facilitadoras para se criar um ambiente favorável ao processo de ensino aprendizagem. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa
bibliográfica e a entrevista semiestruturada com roteiro previamente elaborado. Foram
entrevistados seis professores que trabalham na escola estadual do município de
Araruna – PB. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo
de Bardin. Nas análises das entrevistas vimos que os professores e alunos
enfrentaram muitas dificuldades e desafios no período do ensino remoto, assim como
no processo de retorno ao ensino presencial. Uma das questões mais sinalizadas
pelos professores diz respeito a relação professor e aluno e as implicações na
aprendizagem. Podemos inferir que no ensino remoto as aulas eram centradas no
professor e com raras participações e interações dos alunos. No retorno ao ensino
presencial as relações no início pareciam apáticas e os alunos com comportamentos
de inquietude, desatenção e indiferença em relação aos conteúdos. Vimos também
que há por parte dos professores um desejo de criar uma atmosfera diferente em sala
de aula, eles tentam criar estratégias que possam despertar o interesse pelos
conteúdos trabalhados. Tentam minimizar os efeitos negativos do ensino remoto,
abrindo possibilidades de uma sala de aula que sintonize com o contexto e faça
sentido a vida dos alunos.
Descrição:
NASCIMENTO, L. S. S. O processo de ensino-aprendizagem e a afetividade no contexto escolar "pós pandemia": uma análise da percepção dos professores da rede pública do município de Araruna-PB. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.