Resumo:
A falta de políticas públicas e ações sociais privadas e não governamentais voltadas para os cães de ruas estão associados a impactos sociais, ambientais e de saúde pública. A intervenção destes impactos, o incentivo a potenciais soluções para a gestão pública e privada estão na redução dos problemas associados à presença de cães de ruas. Com isso, o objetivo da pesquisa foi analisar a situação dos animais não humanos (cães) que vivem em vulnerabilidade pelas ruas de Patos, bem como, adotar medidas realizadas pela gestão pública, privada e da ONG como forma de minimizar o impacto e o excesso de cães soltos pelas ruas da cidade. Quanto aos materiais e métodos adotados, realizou-se uma pesquisa de métodos quanti-qualitativo, utilizando os questionários elaborados pela Plataforma do Google Forms autoadministrado,
com perguntas abertas e fechadas como técnica de coleta de dados. Os dados coletados se deram em dois momentos da pesquisa: 1. Uma amostra de 30 pessoas da Cidade de Patos, que foi realizada virtualmente; 2. E com organizações públicas e privadas tais com o Secretário Municipal de Saúde de Patos; a Diretora do Hospital Veterinário (HVET) da UNIFIP; o Diretordo Hospital Veterinário da UFCG; e o Diretor da ONG Adota Patos (apenas a ONG que a entrevista foi presencial, as demais foram online: e-mail e whatsapp). A avaliação destes dados ocorreu por meio da técnica descritiva, que foi quantificada através da Plataforma do Excel 2010, que gerou os gráficos, e posteriormente realizaram-se as discussões qualitativas. Conclui-se que este tem um tema de grande relevância para futuros trabalhos a serem desenvolvidos com mais especificidades, visto que, as ações atuais esperam ter resultados promissores para os cães de rua de Patos.
Descrição:
LEITE, A. S. A gestão pública e privada: a ótica que envolve os animais não humanos (cães de rua) na cidade de Patos-PB. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.