UEPB - Repositório Digital

Análise dos impactos da Pandemia no desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de uma Escola da Rede Pública de Ensino no Município de Caiçara-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alana Kelly da
dc.date.accessioned 2022-12-12T15:02:43Z
dc.date.available 2022-12-12T15:02:43Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28215
dc.description SILVA, A. K. da. Análise dos impactos da Pandemia no desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de uma Escola da Rede Pública de Ensino no Município de Caiçara-PB. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nos primeiros meses do ano de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Com uma da grave crise sanitária, não só o sistema de saúde foi impactado, mas todos os espaços e relações foram transformadas, influenciando em novas decisões e dinâmicas no campo econômico, social, político, educacional, entre outros. Mediante o crescimento das altas taxas de transmissibilidade do coronavírus, divulgados pela (OMS), no campo educacional, as escolas suspenderam as atividades presenciais aderindo ao modelo de ensino remoto (online), para evitar aglomeração e aumento no número de contágio e de mortes. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de idade e que estão matriculadas no Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Caiçara-PB. Em relação aos procedimentos metodológicos, no presente estudo utilizamos pesquisa qualitativa em educação, estudo de campo, e a técnica da entrevista semiestruturada. Como sujeitos participantes tivemos quatro professoras de uma escola pública do município de Caiçara-PB. Os resultados obtidos demonstram que os impactos causados pela pandemia da COVID-19 foram de fato negativos na interação, no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem, no estado emocional e no cotidiano de vida das crianças. Identificamos em todas as entrevistas feitas com as professoras, que as implicações da pandemia se estendem até hoje, no chamado pós-pandemia. Em algumas crianças, de maneira mais forte, em outras de maneira mais sutil, de forma que precisam ser mais estimuladas com atividades que possibilitem superar as limitações e desenvolvam suas potencialidades cognitivas, afetivas e motoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Joana Dar'k Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.title Análise dos impactos da Pandemia no desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de uma Escola da Rede Pública de Ensino no Município de Caiçara-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta