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Nos primeiros meses do ano de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Com uma da grave crise sanitária, não só o sistema de saúde foi impactado, mas todos os espaços e relações foram transformadas, influenciando em novas decisões e dinâmicas no campo econômico, social, político, educacional, entre outros. Mediante o crescimento das altas taxas de transmissibilidade do coronavírus, divulgados pela (OMS), no campo educacional, as escolas suspenderam as atividades presenciais aderindo ao modelo de ensino remoto (online), para evitar aglomeração e aumento no número de contágio e de mortes. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de idade e que estão matriculadas no Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Caiçara-PB. Em relação aos procedimentos metodológicos, no presente estudo utilizamos pesquisa qualitativa em educação, estudo de campo, e a técnica da entrevista semiestruturada. Como sujeitos participantes tivemos quatro professoras de uma escola pública do município de Caiçara-PB. Os resultados obtidos demonstram que os impactos causados pela pandemia da COVID-19 foram de fato negativos na interação, no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem, no estado emocional e no cotidiano de vida das crianças.
Identificamos em todas as entrevistas feitas com as professoras, que as implicações da pandemia se estendem até hoje, no chamado pós-pandemia. Em algumas crianças, de maneira mais forte, em outras de maneira mais sutil, de forma que precisam ser mais estimuladas com atividades que possibilitem superar as limitações e desenvolvam suas potencialidades cognitivas, afetivas e motoras. |
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