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Este trabalho expõe uma leitura acerca da obra Flávia e o bolo de chocolate (2015), da autora Míriam Leitão, com foco para as reflexões que a narrativa poderá proporcionar em termos de sentido para o desenvolvimento do leitor crítico no que diz respeito às questões raciais apresentadas pela narrativa. O interesse está em verificar como a trama em torno da adoção problematiza questões étnico-raciais em termos de pertencimento. Para esse estudo de caráter analítico-interpretativo, foram utilizados como referencial teórico os estudos de Abramovich (1997), Cuti (2010), Fanon (1961, 2008), Coelho (2009), Cosson (2012), Munanga (2004), dentre outros que abordam a temática do racismo na sociedade e a literatura como um meio de proporcionar reflexões e possíveis transformações na percepção do leitor no âmbito escolar com relação ao racismo existente. Verifica-se que o pertencimento a uma identidade está apoiado em uma perspectiva de definição dos atores sociais, de suas ações e de suas capacidades de encarnarem uma valorização positiva dessa identidade. |
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