UEPB - Repositório Digital

O desenvolvimento da leitura no período pós - pandemia da Covid -19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Ane Caroline da Costa
dc.date.accessioned 2022-12-12T17:52:09Z
dc.date.available 2022-12-12T17:52:09Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28224
dc.description MENDES, A. C. da C. O desenvolvimento da leitura no período pós- pandemia da Covid-19. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve sua construção voltada para a leitura em seu sentido amplo de desenvolvimento, principalmente no período pós-pandemia da Covid-19, focado não apenas no processo de codificação e decodificação do texto escrito, mas também em uma construção autônoma de competências que permitem aos sujeitos participarem ativa e criticamente da vida social. Para isso, traçou-se, como objetivo geral, investigar o desenvolvimento dos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental no que se refere aos níveis de leitura, no período pós pandêmico da Covid-19, em escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Araruna/PB; e como objetivos específicos a) discutir sobre a importância da leitura, alfabetização e letramento no desenvolvimento das crianças; b) identificar as práticas de leitura desenvolvidas nas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental; c) analisar o nível de leitura dos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental no pós-pandemia da Covid-19. A pesquisa é de cunho qualitativo em educação, considerada também como um trabalho de campo com observação in loco em três turmas do 3º ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas com as docentes das respectivas turmas observadas. O estudo realizou-se em duas escolas municipais da cidade de Araruna/PB. Para o aporte teórico utilizou-se, dentre outros, os estudos de Martins (2012), Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004, 2006, 2010, 2018), Tfouni (2010), Jouve (2002) que discutem sobre os processos de aquisição da leitura, alfabetização e letramento, a BNCC (2017) com as competências e habilidades e trazemos também Freire (1996), sobre mediação pedagógica; e Saviane e Galvão (2021), com reflexões sobre o processo pandêmico. Como resultados, destacou-se que a pandemia provocou inúmeras dificuldades e espaços em branco na aprendizagem das crianças que estavam em etapa de alfabetização, e que ingressaram no 3º ano; constatou-se que as educadoras promovem esforços para que seus alunos e alunas avancem e consigam aprender, embora os recursos materiais e o apoio familiar sejam insuficientes. As educadoras fazem um trabalho de retomada, revelando a importância que se dá a leitura como prática discursiva na educação e na formação dos sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title O desenvolvimento da leitura no período pós - pandemia da Covid -19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta