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O presente estudo teve sua construção voltada para a leitura em seu sentido amplo de desenvolvimento, principalmente no período pós-pandemia da Covid-19, focado não apenas no processo de codificação e decodificação do texto escrito, mas também em uma construção autônoma de competências que permitem aos sujeitos participarem ativa e criticamente da vida social. Para isso, traçou-se, como objetivo geral, investigar o desenvolvimento dos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental no que se refere aos níveis de leitura, no período pós pandêmico da Covid-19, em escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Araruna/PB; e como objetivos específicos a) discutir sobre a importância da leitura, alfabetização e letramento no desenvolvimento das crianças; b) identificar as práticas de leitura desenvolvidas nas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental; c) analisar o nível de leitura dos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental no pós-pandemia da Covid-19. A pesquisa é de cunho qualitativo em educação, considerada também como um trabalho de campo com observação in loco em três turmas do 3º ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas com as docentes das respectivas turmas observadas. O estudo realizou-se em duas escolas municipais da cidade de Araruna/PB. Para o aporte teórico utilizou-se, dentre outros, os estudos de Martins (2012), Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004, 2006, 2010, 2018), Tfouni (2010), Jouve (2002) que discutem sobre os processos de aquisição da leitura, alfabetização e letramento, a BNCC (2017) com as competências e habilidades e trazemos também Freire (1996), sobre mediação pedagógica; e Saviane e Galvão (2021), com reflexões sobre o processo pandêmico. Como resultados, destacou-se que a pandemia provocou inúmeras dificuldades e espaços em branco na aprendizagem das crianças que estavam em etapa de alfabetização, e que ingressaram no 3º ano; constatou-se que as educadoras promovem esforços para que seus alunos e alunas avancem e consigam aprender, embora os recursos materiais e o apoio familiar sejam insuficientes. As educadoras fazem um trabalho de retomada, revelando a importância que se dá a leitura como prática discursiva na educação e na formação dos sujeitos. |
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