Resumo:
O presente trabalho discorre sobre a literatura produzida pelos povos originários. Buscamos
mostrar como essa literatura, ao ser utilizada no ensino de História, pode contribuir para a
valorização das culturas originárias e para a desconstrução dos estereótipos que giram em
torno desses povos. Para tanto, apresentamos uma proposta metodológica utilizando as obras
A Cura da Terra (2015), de Eliane Potiguara, e Meu Lugar no Mundo (2005), de Sulami
Katy, ambas direcionadas aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II no componente
História. O estudo foi desenvolvido por meio de uma metodologia de natureza qualitativa e de
cunho bibliográfico. Como fundamentos teóricos, utilizamos os estudos desenvolvidos por
autores/as originários/as que discutem a sua cultura, como Graça Graúna (2012), Kaká Werá
Jecupé (2020), Daniel Munduruku (2018), e também de autores/as não originários/as que
trabalham com o tema e dão visibilidade à causa desses povos, como Janice Thiél (2012),
Sueli de Souza e Alcione Pauli (2015), dentre outros. Verificamos a importância de o/a
professor/a buscar estratégias para trabalhar com as obras da literatura dos povos originários
no ensino de História. Essa literatura, ao abordar temáticas da história e das culturas desses
povos sob uma nova perspectiva, diferente da que foi tradicionalmente transmitida, ajuda a
despertar o senso crítico-reflexivo dos estudantes, colabora, assim, para que haja
transformação do sujeito, e que esse transforme a sociedade.
Descrição:
LIMA, G. V. de. A Literatura Indígena no ensino de história: uma proposta metodológica para a sala de aula do ensino fundamental II. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.