UEPB - Repositório Digital

A Literatura Indígena no ensino de história: uma proposta metodológica para a sala de aula do ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Geane Vieira de
dc.date.accessioned 2022-12-12T19:00:10Z
dc.date.available 2022-12-12T19:00:10Z
dc.date.issued 2022-11-14
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28226
dc.description LIMA, G. V. de. A Literatura Indígena no ensino de história: uma proposta metodológica para a sala de aula do ensino fundamental II. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho discorre sobre a literatura produzida pelos povos originários. Buscamos mostrar como essa literatura, ao ser utilizada no ensino de História, pode contribuir para a valorização das culturas originárias e para a desconstrução dos estereótipos que giram em torno desses povos. Para tanto, apresentamos uma proposta metodológica utilizando as obras A Cura da Terra (2015), de Eliane Potiguara, e Meu Lugar no Mundo (2005), de Sulami Katy, ambas direcionadas aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II no componente História. O estudo foi desenvolvido por meio de uma metodologia de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fundamentos teóricos, utilizamos os estudos desenvolvidos por autores/as originários/as que discutem a sua cultura, como Graça Graúna (2012), Kaká Werá Jecupé (2020), Daniel Munduruku (2018), e também de autores/as não originários/as que trabalham com o tema e dão visibilidade à causa desses povos, como Janice Thiél (2012), Sueli de Souza e Alcione Pauli (2015), dentre outros. Verificamos a importância de o/a professor/a buscar estratégias para trabalhar com as obras da literatura dos povos originários no ensino de História. Essa literatura, ao abordar temáticas da história e das culturas desses povos sob uma nova perspectiva, diferente da que foi tradicionalmente transmitida, ajuda a despertar o senso crítico-reflexivo dos estudantes, colabora, assim, para que haja transformação do sujeito, e que esse transforme a sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Waldeci Ferreira Chagas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura indígena pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Proposta metodológica pt_BR
dc.title A Literatura Indígena no ensino de história: uma proposta metodológica para a sala de aula do ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta