Resumo:
O objetivo geral deste estudo foi analisar as dificuldades e os caminhos que as professoras apontam para a inclusão de bebês e de crianças com deficiência na Educação Infantil. E, os objetivos específicos foram: (1) conhecer como acontece a inclusão de bebês e de crianças em creches e pré-escolas; (2) identificar as dificuldades apontadas pelas professoras na inclusão de bebês e de crianças com deficiência na Educação Infantil; e, (3) refletir sobre os caminhos para a inclusão de bebês e de crianças com deficiência na primeira etapa da Educação Básica. Neste estudo, uma revisão integrativa da literatura norteou o levantamento de pesquisas anteriormente publicadas, baseando-se em autores como Santos (2020), Côrrea (2019) dentre outros, além da utilização de Leis e Resoluções que norteiam a inclusão escolar e visualização de definições apresentadas pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) através do DSM-V, bases da pesquisa aqui desenvolvida, de modo que as dificuldades e os caminhos para a inclusão na Educação Infantil sejam discutidos e analisados. O estudo de campo, sob a condição da natureza qualitativa e descritiva embasaram a metodologia desta pesquisa, pois permitiu a inserção e aproximação do pesquisador com o contexto educacional de estudo. Os resultados apontaram que os professores que fizeram parte da pesquisa buscam se adequar às necessidades apresentadas pelas crianças com deficiência, mesmo que as limitações sejam as mais variadas. Conclui-se que cada vez mais se faz necessário o aprimoramento na formação e dos profissionais e melhoria na estrutura das escolas para que a inclusão seja mais palpável.
Descrição:
SILVA, Z. A. da. Educação infantil: dificuldades e caminhos para a inclusão de bebês e crianças na primeira etapa da educação básica. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.