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Educação infantil: as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças

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dc.contributor.author Souza, Alessandra Silva de
dc.date.accessioned 2022-12-12T19:49:03Z
dc.date.available 2022-12-12T19:49:03Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28228
dc.description SOUZA, A. S.de. Educação infantil: as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões acerca das influências das práticas lúdicas no processo de aprendizagem na educação infantil. A ludicidade é um recurso que aliado as práticas docentes no contexto de Educação Infantil, contribui no processo de aprendizagem da criança de forma integral, desta forma surge o questionamento: Como acontece as práticas lúdicas na Educação Infantil e em que sentido elas auxiliam no desenvolvimento integral das crianças? Nessa perspectiva o objetivo principal da pesquisa é investigar as práticas lúdicas na Educação Infantil e suas repercussões no desenvolvimento integral das crianças. De forma específica buscou-se, identificar se as práticas lúdicas acontecem na Educação Infantil; conhecer como as professoras desenvolvem as atividades lúdicas na primeira etapa da Educação Básica; analisar as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças. Como base teórica, nos respaldamos nas ideias dos seguintes autores e autoras: Bardin (1977), Kuhlmann Jr. (2000), Moyles (2002), Dallabona e Mendes (2004), Rau (2013), Luckesi (2014), Bacelar (2019), Cardoso (2021), entre outros(as) que abordam a temática pesquisada e contribuem de forma significativa com suas reflexões acerca do tema. A metodologia utilizada possui um caráter qualitativo, sendo um estudo de caso, em uma creche municipal, da cidade de Bananeiras/PB, tendo sido aplicado um questionário com cinco professoras da educação infantil (maternal, pré I e pré II). Os resultados da pesquisa apontam que as práticas docentes no contexto de educação infantil, precisam estar bem alinhadas no planejamento do professor para contribuir no aprendizado e no desenvolvimento integral das crianças, desta forma as práticas lúdicas vão de encontro aos moldes da EI pois trazem aspectos ineres ao universo infantil, que se apresentam de forma positiva e sua utilização favorece na promoção das habilidades físicas, intelectuais e sociais da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Elizangela Dias Santiago Fernandes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Práticas pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.title Educação infantil: as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


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