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Erotização infantil: estudo sobre as implicações na prática docente de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.author Luna, Valéria Dutra de
dc.date.accessioned 2022-12-12T19:56:47Z
dc.date.available 2022-12-12T19:56:47Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28229
dc.description LUNA, V. D. de. Erotização infantil: estudo sobre as implicações na prática docente de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o estudo sobre a sexualidade infantil com ênfase na problemática erotização infantil contida na sociedade atual e propaganda pelos veículos da mídia. O objetivo geral da pesquisa é investigar as implicações da erotização infantil na prática docente de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I, no município de Duas Estradas-PB. O estudo também traz a discussão sobre o papel da Educação Sexual no combate ao erotismo precoce entre as crianças, para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Ariès (1986), Steinberg (1997) Sant’anna (2000), Felipe e Guizzo (2003), Andrade (2010), Silva e Silva-Sá (2019), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, que foi empregada através da pesquisa de campo em uma escola pública no município de Duas Estradas-PB, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados. Nos resultados da pesquisa foi descoberto a baixa compreensão sobre a concepção de erotização infantil pelas professoras entrevistadas, a oferta da Educação Sexual apenas por meio do aconselhamento pelas educadoras, e os efeitos negativos dos conteúdos eróticos da mídia, com destaque as músicas e as danças vinculados na rede social Tik Tok no comportamento e rendimento escolar dos alunos das professoras participantes. Logo, sugere a realização de novas investigações sobre os resultados das práticas transformadoras aplicadas em escolas que adotam a Educação Sexual no combate a erotização infantil, bem como se o ambiente escolar e as práticas docentes têm contribuído com o aumento do erotismo na infância de forma inconsciente, também a influência do uso do Tik Tok pelas crianças no crescimento do erotismo entre elas. pt_BR
dc.description.sponsorship Oriantadora: Elizangela Dias Santiago Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Erotização infantil pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Erotização infantil: estudo sobre as implicações na prática docente de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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