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A matemática pode ser considerada uma das ciências mais importantes presentes no mundo, a sua utilização se faz presente no cotidiano de inúmeros indivíduos. Em contrapartida da magnitude desta área do conhecimento, muitos alunos possuem inúmeras dificuldades com a matemática e, em consonância, os professores encontram percalços em sala de aula. Desta maneira, o presente Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender os fatores que interferem para a causa das dificuldades no processo de ensino e aprendizado da Matemática no Ensino Fundamental I. Utilizando como aporte teórico os trabalhos de Teixeira (2015), Silva (2009), Neves (2018), Costa et al. (2016) e Bacelar (2009), entre outros importantes pesquisadores. O estudo traz para o debate o papel da escola, professores, alunos e suas famílias neste contexto. Além de realizar uma análise sobre a formação do pedagogo; compreender os aspectos presentes na Base Nacional Comum Curricular a respeito da matemática; e analisar novas propostas metodológicas de ensino para esta área. A metodologia empregada possui uma abordagem quantitativa e qualitativa, que através de uma pesquisa de campo, propiciou a aplicação de um questionário para coleta de dados, com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade Passa e Fica/RN. Desta maneira, foi possível realizar uma análise de forma mais abrangente sobre as relações de dificuldades que existem no processo de ensino da matemática, podendo compreender que a estigmatização dessa disciplina é um pressuposto bastante antigo e que mesmo assim se faz bastante presentes nos dias atuais. Com isso, existem diversos fatores para a causa e para a propagação dessas dificuldades, como a formação do pedagogo e a formação continuada, a prática do professores em sala de aula, a desmotivação do aluno e a relação/comunicação, por vezes falha, existente entre todos os indivíduos que fazem a escola. Logo, sugere que novas pesquisas sejam alçadas, para que assim novos conhecimentos sejam fomentados a respeito desta temática. |
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