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A atividade de leitura é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano. Por ser um eixo tão importante, a leitura tem sido alvo de diversos estudiosos, tendo em vista um cenário de defasagem dessa habilidade. As avaliações externas, por exemplo, apresentam que os alunos da educação básica finalizam o ensino médio sem dominar as competências que são exigidas ao fim desse ciclo. Além disso, é muito comum nos depararmos com o depoimento de professores que afirmam que os alunos têm preguiça de ler e que não apresentam nenhum interesse de realizar atividades voltadas para a leitura, consequentemente, esses alunos apresentam defasagens na leitura e na escrita e em muitas outras atividades, pois ler é muito mais que decodificar, é preciso compreender o sentido do que está sendo lido. Dado o exposto, o nosso trabalho está pautado no seguinte questionamento: como professor e alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio avaliam sua relação particular com a leitura e as dificuldades enfrentadas no trabalho realizado em torno da leitura na escola? Para responder a essa questão mais ampla, outras perguntas são necessárias, tais como: quais as concepções de leitura e de leitor dos participantes da pesquisa? Qual o perfil de leitor destes participantes? Como é desenvolvido o trabalho com a leitura pelo docente e qual a percepção dos alunos sobre esse trabalho nas aulas? Quais as dificuldades apresentadas por eles e identificadas pelos discentes e pelo docente no processo de aprendizagem da leitura? Este trabalho apresenta um caráter descritivo, tendo em vista que as respostas foram apresentadas exatamente da maneira como foram escritas. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso que foi entregue ao professor e aos alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio. Diante desses questionamentos, este trabalho tem como objetivo identificar como professor e alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio avaliam sua relação com a leitura, dentro e fora da escola, e que dificuldades cada um encontra – tanto professor quanto alunos – no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da leitura, a partir do trabalho docente desenvolvido nesta sala de aula. Teoricamente, este trabalho apoia-se nos estudos de Koch (2008), Freire (1989) Ferrarezi e Carvalho, (2017), Antunes (2003), entre outros. O estudo em questão originou-se do questionamento sobre as dificuldades de leitura expressas pelos alunos e as dificuldades que o professor tem no trabalho com esse eixo. Buscou-se responder este questionamento através da análise das respostas apresentadas em dois questionários, um destinado ao professor da turma e o outro aos alunos desse espaço. O resultado aponta para alguns entraves, como a dificuldade em compreender o sentido do texto e se concentrar durante a leitura. Além disso, os alunos revelam que na prática as atividades de leitura estão sempre associadas à realização de exercícios ou de atividades avaliativas. |
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