UEPB - Repositório Digital

A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Porto, Joelma da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-14T10:19:05Z
dc.date.available 2022-12-14T10:19:05Z
dc.date.issued 2022-12-13
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270
dc.description PORTO, J. S. A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da oralidade tornou-se um eixo obrigatório no meio escolar desde 1997 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e consequentemente, também teve que ser contemplado nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é observar como elementos próprios do gênero exposição oral são abordados pelos livros didáticos sob análise. Assim, para este estudo, selecionamos 2 (dois) livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental II, ambos de autores, anos e editoras diferentes. Além disso, este trabalho é de caráter documental vinculado à natureza qualitativa e interpretativa. Nosso embasamento teórico é orientado por autores como Cavalho e Ferrarezi Jr. (2018); Marcuschi (2010); Mendes (2005); Dolz e Schneuwly (2004); Meira e Silva (2016) entre outros. Desse modo, a partir das análises realizadas, percebemos que no primeiro livro direcionado ao 6º ano, a proposta de atividade de exposição, além de mal direcionada, não explora satisfatoriamente a estrutura do seminário e os recursos linguísticos típicos desse gênero são mencionados de maneira escassa. Já no segundo livro, destinado ao 7º ano, há uma contemplação significativa na proposta que envolve a exposição oral, pois, além de todo um planejamento bem orientado, faz-se também uma abordagem considerável dos elementos linguísticos que precisam ser mobilizados para a realização da exposição oral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profº. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Exposição oral pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta