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O presente trabalho tem como principal objetivo reconhecer, dentro da obra da poetisa paraibana/potiguar Lisbeth Lima de Oliveira, de que maneira se estabelece o uso da imagem poética. Para tanto, realizamos uma sondagem acerca da vida e obra da autora, enumerando aspectos gerais. Continuamente, discutimos, por intermédio de pesquisas bibliográficas, de caráter qualitativo, algumas ideias embasadas por autores como Pound (2006), Cortez e Rodrigues (2009) e Goldstein (1985), no que diz respeito à poesia e linguagem poética; e autores como Bosi (2006) e Pitta (2017), dentre outros citados ao longo do trabalho, no que diz respeito à imagem e os demais elementos a ela relacionados. Conjuntamente, através das análises de cinco poemas selecionados ao longo da obra da poetisa investigada – sendo dois poemas contidos no livro Dormência, outros dois presentes na obra Romã, e um poema do livro Brevidade –, buscamos identificar as possíveis interpretações suscitadas a partir de suas imagens e símbolos, orientados pelos teóricos Chevalier e Gheerbrant (2001), Lexikon (1998), Ferreira (2013) e outros. Dessa maneira, verificamos que o engenho poético empregado pela autora é caracterizado pelo uso de analogias, jogos de palavras, bem como outros mecanismos utilizados. Visualizamos, ainda, que seus poemas detêm uma vasta possibilidade de significações promovidas a partir de tais imagens e símbolos, demonstrando a capacidade de fornecer sentidos além destes aqui propostos. À vista disso, é notória a necessidade de pesquisas mais amplas em relação à poesia produzida atualmente na região, a fim de gerar mais visibilidade para os escritores regionais. |
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