dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é analisar o conceito de entropia na física do ensino básico e superior, sua aplicação em outras áreas da ciência e fazer uma abordagem crítico-pedagógica a respeito da forma como esse conceito é apresentado nos livros didáticos e concomitantemente a metodologia empregada pelos docentes ao lecionarem conteúdos que tratam deste importante conceito. Inicialmente foi realizada uma intensa pesquisa bibliográfica nas mais variadas fontes, como: livros, periódicos, artigos científicos, internet etc.. Posteriormente, foi feita uma análise dos livros de física, mais adotados em escolas públicas estaduais de nível básico e nas principais universidades públicas do estado com o intuito de observar com minúcia a maneira como tais fontes definem o conceito de entropia. Por fim, foi realizada uma pesquisa entre professores e alunos de escolas pública estaduais indagando questões referentes a definição do conceito de entropia, a metodologia de ensino utilizada na regência deste conteúdo e a aplicação do conceito de entropia em outras áreas do conhecimento. Os livros de física dão pouca ênfase ao conceito de entropia. Este é tratado como um parâmetro qualquer do sistema, não sendo consideradas suas relevantes aplicações nos mais diversos âmbitos da ciência. No ensino básico, este conceito é pouco difundido e em alguns casos nem mesmo é mencionado quando se estuda o conteúdo de termodinâmica. Muitos dos professores que atuam no ensino básico não estão aptos a desenvolverem competências que sejam capazes de sanar estas limitações presentes em nosso cenário educacional. Conclui-se, que é preciso dar uma atenção maior ao conceito de entropia tanto no nível de ensino básico quanto no nível superior, como também proporcionar uma discussão mais aprofundada a cerca do conceito, considerando toda esta problemática de ensino e promover um processo de conscientização dos professores para que busquem novas literaturas e se inteirem com o conhecimento atual que é trabalhado no mundo acadêmico. |
pt_BR |