Resumo:
Diante da alta competitividade e evolução do mercado ao longo dos anos, assim como as mudanças que a sociedade e o indivíduo têm passado, o comportamento do consumidor tem sido modificado, o que leva os pesquisadores e empresas a estudarem os desejos e necessidades dos mesmos. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar os fatores que influenciam a decisão de compra dos estudantes de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII - Patos/PB. A pesquisa tomou como base as 5 etapas do processo de decisão de compra e os 4 fatores que influenciam o comportamento do consumidor, analisados sob a concepção de Kotler e Armstrong (2015). Para tanto, os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado com o público em questão, obtendo-se uma amostra de 124 pessoas. Os dados coletados expressam que os respondentes/consumidores são influenciados por todos os fatores, seja em grau menos elevado, como a dimensão cultural, ou em um nível mais expressivo, como a dimensão psicológica. Além disso, pôde-se notar o grau de complexidade do processo de decisão de compra, que é influenciado por vários fatores diferentes, a depender do perfil de cada consumidor. Por fim, a realização deste estudo trouxe um maior entendimento sobre o tema e possibilitou identificar os principais fatores que influenciam o consumidor na sua decisão de compra.
Descrição:
PATRIOTA FILHO, S. R. L. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam na decisão de compra dos estudantes de administração da UEPB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.