UEPB - Repositório Digital

As contribuições da pesquisa de Engagement na gestão estratégica de pessoas de uma empresa distribuidora de bebidas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Cinthya Alves de Lima
dc.date.accessioned 2022-12-14T14:18:22Z
dc.date.available 2022-12-14T14:18:22Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.401 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28294
dc.description PEREIRA, C. A. L. As contribuições da pesquisa de Engagement na gestão estratégica de pessoas de uma empresa distribuidora de bebidas. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O mundo está passando por profundas mudanças em vários campos. E Organizações são parte dessa evolução, por isso é essencial prestar atenção ao ambiente organizacional. De acordo com este princípio e considerando a análise do clima organizacional, os gerentes devem entender a situação real da organização, gerenciando a empresa com o objetivo de realizar pesquisas aprofundadas sobre seus fatores dentro da organização e, com seus resultados, saber aplicá-los no dia a dia em busca da evolução da satisfação. A pesquisa de engagement é uma ferramenta utilizada para identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno da empresa, a partir dela, é possível encontrar o ponto de equilíbrio entre as expectativas dos profissionais e da organização para viabilizar uma gestão estratégica de pessoas. Este trabalho tem como objetivo compreender como a aplicação da pesquisa de engagement realizada por uma distribuidora de bebidas localizada no sertão da Paraíba contribui para a gestão estratégica de pessoas. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma Distribuidora de Bebidas Paraibana, se debruçando sobre a pesquisa de engagement realizada pela empresa junto aos seus colaboradores. Para coleta dos dados foi realizada uma entrevista com os gestores das áreas de logística, vendas, financeiro e gestão de pessoas, com o intuito de extrair informações para a análise do problema proposto. Os resultados do presente estudo demonstram que a pesquisa de engagement aplicada na empresa é capaz de promover um maior nível de satisfação dos colaboradores, por ser capaz de analisar os problemas existentes e elencados por eles, buscando soluções gradativas e fundamentais para melhorar o ambiente de trabalho. Assim, a pesquisa de engagement se mostra como uma importante ferramenta para desenvolver ações estratégicas para satisfação dos funcionários. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Simone Costa Silva. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão estratégica pt_BR
dc.subject Clima organizacional pt_BR
dc.subject Engagement pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.title As contribuições da pesquisa de Engagement na gestão estratégica de pessoas de uma empresa distribuidora de bebidas. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta