dc.description.abstract |
Os docentes desempenham um papel fundamental na formação de pessoas para além da vida acadêmica. No seu cotidiano as sobrecargas de tarefas relacionadas a sua ocupação podem causar danos à saúde mental, os professores vêm enfrentando uma alta desvalorização social e econômica, em relação às cargas horárias excessivas a ponto de ter uma baixa remuneração, tornando uma profissão pouco atraente e bastante estressante. Com isso, profissionais da área vêm enfrentando uma série de transtornos mentais, levando a doenças ocupacionais, dentre os transtornos mais comuns se encontra a Síndrome de Burnout. Diante disso, ao desempenharem suas atividades laborais, os mesmos estão sujeitos a fatores que podem ocasionar um desgaste
a saúde física e mental, levando a uma ineficiência ao executar o seu trabalho. Esse estudo objetiva de modo geral analisar os principais fatores causadores de estresse na atividade docente. De modo específico, busca-se: - Listar os principais causadores do estresse na atividade docente; - Identificar a necessidade de implementação de medidas para amenizar o estresse na docência; - Avaliar em qual público docente há um maior nível de estresse no que se refere ao gênero, masculino ou feminino, área de atuação e/ou vínculo institucional. Para alcançar tal objetivo o estudo se deu por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, além disso, essa é uma pesquisa descritiva, que também pode ser caracterizada, pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para operacionalização da pesquisa foi usado um questionário para a aplicação aos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),
atuantes nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática. Após a aplicação do questionário junto aos professores da UEPB, totalizou 31 respondentes, o que representa cerca de 52,5% da população total de professores da instituição. Ao serem questionados sobre algumas medidas para amenizar o estresse na atividade docente, os respondentes expuseram suas ideias que poderiam ser postas em práticas para a redução do estresse ocupacional. Ao analisar os dados levantados, percebe-se que os principais causadores de incômodos que podem levar ao estresse, estão ligados a carga horária excessiva; os docentes sentem-se incomodados por não terem um treinamento ou suporte pedagógico disponibilizado; outro ponto é a perspectiva de crescimento que tem deixado cerca da metade dos respondentes angustiados e, por fim, a não participação dos docentes no desenvolvimento de atividades na sua área de trabalho, é outro aspecto que gera um certo incômodo. |
pt_BR |