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Estresse na atividade docente: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII

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dc.contributor.author Braga, Suerda Linhares
dc.date.accessioned 2022-12-14T14:20:05Z
dc.date.available 2022-12-14T14:20:05Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other 21. ed. CDD 158.72
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28296
dc.description BRAGA, Suerda Linhares. Estresse na atividade docente: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Os docentes desempenham um papel fundamental na formação de pessoas para além da vida acadêmica. No seu cotidiano as sobrecargas de tarefas relacionadas a sua ocupação podem causar danos à saúde mental, os professores vêm enfrentando uma alta desvalorização social e econômica, em relação às cargas horárias excessivas a ponto de ter uma baixa remuneração, tornando uma profissão pouco atraente e bastante estressante. Com isso, profissionais da área vêm enfrentando uma série de transtornos mentais, levando a doenças ocupacionais, dentre os transtornos mais comuns se encontra a Síndrome de Burnout. Diante disso, ao desempenharem suas atividades laborais, os mesmos estão sujeitos a fatores que podem ocasionar um desgaste a saúde física e mental, levando a uma ineficiência ao executar o seu trabalho. Esse estudo objetiva de modo geral analisar os principais fatores causadores de estresse na atividade docente. De modo específico, busca-se: - Listar os principais causadores do estresse na atividade docente; - Identificar a necessidade de implementação de medidas para amenizar o estresse na docência; - Avaliar em qual público docente há um maior nível de estresse no que se refere ao gênero, masculino ou feminino, área de atuação e/ou vínculo institucional. Para alcançar tal objetivo o estudo se deu por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, além disso, essa é uma pesquisa descritiva, que também pode ser caracterizada, pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para operacionalização da pesquisa foi usado um questionário para a aplicação aos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atuantes nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática. Após a aplicação do questionário junto aos professores da UEPB, totalizou 31 respondentes, o que representa cerca de 52,5% da população total de professores da instituição. Ao serem questionados sobre algumas medidas para amenizar o estresse na atividade docente, os respondentes expuseram suas ideias que poderiam ser postas em práticas para a redução do estresse ocupacional. Ao analisar os dados levantados, percebe-se que os principais causadores de incômodos que podem levar ao estresse, estão ligados a carga horária excessiva; os docentes sentem-se incomodados por não terem um treinamento ou suporte pedagógico disponibilizado; outro ponto é a perspectiva de crescimento que tem deixado cerca da metade dos respondentes angustiados e, por fim, a não participação dos docentes no desenvolvimento de atividades na sua área de trabalho, é outro aspecto que gera um certo incômodo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Simone Costa Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estresse ocupacional pt_BR
dc.subject Esgotamento profissional pt_BR
dc.subject Desvalorização docente pt_BR
dc.title Estresse na atividade docente: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII pt_BR
dc.type Other pt_BR


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